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Maturidade digital ainda é um desafio para grande parte das empresas brasileiras

O termo “maturidade digital” vem sendo usado para designar o quão qualificada está uma organização para competir, de fato, em um mercado cada vez mais tecnológico, digital e conectado.

Maturidade digital: conceito e desafios

O conceito de maturidade digital compreende muito mais que uma simples adoção de novas plataformas tecnológicas. Trata-se de uma ferramenta que consegue alinhar a força de trabalho, a estratégia, a estrutura da empresa e a cultura para suprir todas as expectativas digitais de parceiros, clientes e funcionários.

Nesse sentido, a maturidade digital é um processo ininterrupto de adaptação a um cenário que vive em constante mudança. Mediante uma boa e definida estratégia, e um compromisso contínuo com a mudança, as iniciativas que visam ao desenvolvimento digital apresentam até três vezes mais chances de serem bem-sucedidas.

Entretanto, a maturidade digital e as estratégias de longo prazo não se desenvolvem do dia para a noite. Na verdade, trata-se de um processo ininterrupto, em que as mudanças nas demandas do mercado e os novos modelos de negócios impulsionam o empreendimento em direção à evolução e ao crescimento.

Todo esse processo demanda tempo, mas amplia de forma exponencial a probabilidade de prosperidade e de sucesso dos negócios. Os investimentos em uma boa estratégia e a adoção de novas tecnologias digitais são fundamentais. É necessário ter uma visão de futuro e ser visionário, ou seja, traçar uma meta para a empresa alcançar em 5 ou 10 anos. Sem essa perspectiva de longo prazo, o empreendimento tende a permanecer estagnado e a perder espaço para a competitividade.

Nesse sentido, a estratégia a longo prazo e a maturidade digital podem trazer diversos benefícios para diferentes segmentos da empresa. A adoção de mudanças sistêmicas com o uso de tecnologia digital possibilita a organização do fluxo de trabalho, por exemplo, e ajuda no desenvolvimento dos funcionários, estimulando a inovação.

O marketing digital, que não é uma novidade no Brasil, carece de mais investimentos por aqui, já que ainda é tímido, quando comparado ao de outros países. Em vista disso, a falta de aprimoramento do marketing digital só mostra que as organizações não estão 100% preparadas para a maturidade digital e para ações eficientes.

E como o marketing digital pode ajudar

Existem diversas tecnologias envolvendo o marketing digital que são criadas e aprimoradas para tornar mais ágil e eficiente a consolidação de estratégias em marketing com foco no melhor relacionamento com o público, geração de leads, visão única do cliente, entre outros.

Uma pesquisa divulgada pela TechTrends relevou que 80,4% das empresas que investem em marketing digital utilizam, pelo menos, uma ferramenta entre as consideradas essenciais para ampliar a maturidade digital do empreendimento.

Ao integrar tecnologia, os departamentos de marketing tornam-se mais notáveis e maduros, contribuindo com a boa estruturação e ferramentas que garantam o nível de empenho que um negócio digital precisa. Prover marketing digital de qualidade é um processo contínuo, assim como o de maturidade digital, que demanda tempo e recursos e, por isso, as empresas devem elaborar técnicas capazes de auxiliar na evolução dos trabalhos.

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