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A importância da otimização de imagem para o SEO

Acompanhe como fazer SEO de imagens e veja também como publicar matérias e releases em um divulgador de notícias.

Ao fazer SEO de um site, as fotografias e imagens são detalhes que não podem passar despercebidos. Muitas vezes, ignoradas durante a criação de um site, as fotos podem, sim, ajudar a direcionar o tráfego através das pesquisas de imagens, além de influenciar nos resultados de buscas universais.

Existem algumas formas diferentes de realizar SEO em uma imagem, e tudo pode contribuir para gerar um melhor ranking do site nas ferramentas de busca, além de uma experiência mais positiva de navegação para o usuário. Acompanhe:

Como fazer SEO de imagens

De forma geral, é preciso mostrar ao Google do que a imagem está tratando. O Google, por sua vez, identificará a importância de uma imagem levando em consideração 2 fatores:

 Otimização de imagem para SEO

1-    Contexto da imagem

Para que uma foto ganhe destaque durante a busca de imagens do Google, é preciso que ela esteja encaixada em um contexto coerente. Por exemplo, uma foto do “Pão de Açúcar” deve estar, de preferência, em uma página que trate do turismo e/ou do Rio de Janeiro.

É pouco provável que uma página que trate de dança consiga ter destaque numa busca por imagens do “Pão de Açúcar”, já que o contexto não é favorável para tal. Visto isso, o conteúdo em texto do site complementa os resultados da busca de imagens.

É importante ressaltar que as imagens devem acompanhar nomes relevantes, com letra minúscula, sem acentos e sempre separados por hífen. Por exemplo, ao invés de publicar uma imagem “Foto13579.jpg”, é preferível publicar o arquivo com título “pao-de-acucar.jpg”

Para garantir ainda mais relevância à imagem, é recomendável utilizar a descrição do alt na tag <title> da imagem, de forma que quem passar o mouse sobre a foto poderá ver o conteúdo da tag <title>. Confira mais informações abaixo.

2-    Tag “alt” de uma imagem

De acordo com os profissionais de SEO, a tag alt serve para indicar um texto alternativo à foto, caso ela não consiga ser carregada.

É obvio que o não carregamento de uma imagem não é considerado algo normal para as pessoas (ainda que costumasse ser comum na era da internet discada).

Atualmente, quando o usuário não consegue visualizar a imagem (por algum problema na conexão com a internet), o computador consegue explicar a imagem lendo a tag “alt”, que é, inclusive, relevante para o algoritmo do Google, que funciona por palavras-chave.

Nesse quesito, a melhor forma de usar a tag “alt” é com um texto sucinto e que seja capaz de descrever a sua foto. Por exemplo: em uma foto do “Pão de Açúcar”, um bom texto para usar na tag “alt” poderia ser “Pão de Açúcar”, sendo que se a foto foi tirada de cima, o texto pode ser complementado com “imagem aérea do Pão de Açúcar”.

Release

Em síntese: o bom trabalho de SEO é aquele que visa tornar a informação mais visível, ou encontrável, pelos usuários que realizam pesquisas em mecanismos de busca. Nesse sentido, é crucial ser objetivo e descrever suas imagens da melhor forma possível.

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