Dia das Maes

E-commerce gera R$ 7 bilhões no Dia das Mães e estratégias de Inbound Marketing são vistas como eficientes para o aumento das vendas on-line

Faturamento do Dia das Mães em 2021 apresenta bons números e e-commerce ganha destaque em 2021

A Neotrust, empresa de inteligência de mercado especializada em e-commerce, apontou que o Dia das Mães deste ano gerou um faturamento de R$ 7 bilhões no varejo digital. A análise aponta as datas de 24 de abril a 8 de maio. Além disso, esse valor quer dizer um aumento de 15% em relação ao ano de 2020. 

O número de compras, apesar de positivo, permaneceu abaixo do ano anterior. Foram 14 milhões de pedidos no Dia das Mães em 2021. Isso é 5% abaixo de 2020. Apesar disso, de acordo com a Neotrust, o tíquete médio obteve alta de 21%, chegando a R$ 475 – ou seja, os consumidores brasileiros gastaram mais.

Os setores que mais obtiveram bons resultados foram o de moda e acessórios, beleza, perfumaria e saúde, artigos para casa, entretenimento e móveis, construção e decoração.

Fraudes

De acordo com a ClearSale, especialista em soluções antifraudes, houve um aumento de tentativas de fraudes no e-commerce no Dia das Mães em 2021. O volume de pedidos deste ano girou em torno de 7.152,877, o equivalente a R$ 3.902.958.773, com um crescimento de 51,7%, e as fraudes evitadas foram de 117.090 (R$ 131.547.941), um crescimento de 117,03%.

Entre os setores com mais fraudes, estão os celulares em primeiro lugar, seguidos por ares-condicionados, bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos. O período analisado foi de 24 de abril a 8 de maio e foram considerados somente pagamentos com cartões de crédito. 

E-commerce ganha destaque

Vale ressaltar que as compras deste ano tiveram grande participação do mundo digital por conta das restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Vários consumidores tiveram que recorrer às compras on-line para adquirirem os produtos desejados. 

Com isso, vale perceber a forte influência que o e-commerce vem apresentando. “Os números mostram que o e-commerce está cada vez mais consolidado no hábito de consumo dos brasileiros. Com a possibilidade de ter maior economia e variedade, os consumidores estão optando cada vez mais por comprar on-line e no Dia das Mães o comportamento se manteve”, afirma Fabricio Dantas, CEO da Neotrust.

O valor do Inbound Marketing

Com esse bom crescimento do comércio digital, estratégias de Marketing Digital, como Inbound Marketing e consultoria RD Station, vêm se tornando cada vez mais necessárias para os varejistas que desejam aumentar as suas vendas. 

Dentre as vantagens, está a redução do tempo necessário para levar determinado consumidor a realizar a compra. De acordo com a Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que aderem às estratégias de Inbound Marketing têm ciclo abaixo de 30 dias. 

As vantagens de se investir em Inbound Marketing são vastas. Stefanie Forler, CMO da Consultoria Digital, informa que “Por meio do Inbound, é possível entrar em contato direto com potenciais clientes, além de gerar um relacionamento com eles, sanando dúvidas, problemas e gerando necessidades. Isso possibilita uma diferenciação, pois, atualmente, os consumidores buscam por boas experiências na hora da compra, e não somente uma compra crua e fria”.

Além disso, de acordo com o E-commerce Trends 2017, lojas on-line que utilizam estratégias de SEO, usadas em contextos de Inbound Marketing, conseguem 13,2 vezes mais usuários visitantes e 5,7 mais novos clientes se comparadas com e-commerces que não utilizam SEO. Ainda de acordo com o E-commerce Trends 2017, 58,7% dos clientes realizaram uma compra por conta de um e-mail marketing.

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