Entenda o que é e como montar uma linha editorial

Cada vez mais empresas e marcas têm apostado em Marketing de Conteúdo como estratégia de venda.

Porém, sem uma linha editorial consistente, você corre o risco de produzir desesperadamente conteúdo sem alcançar o cliente.

Quer entender mais sobre essa estratégia? Confira o conteúdo que preparamos!

O que é linha editorial?

A linha editorial define temáticas, valores e linguagem dos conteúdos. Ela mostra a personalidade da marca e delimita o público, fazendo com que a marca atinja a audiência desejada.

Uma linha editorial pode ser considerada um conjunto de diretrizes que norteiam a produção de conteúdos de forma harmônica, organizada e dinamizada, já que, tendo regras bem-definidas, não se perde tempo com a elaboração de conteúdos desnecessários.

Por que a linha editorial é importante?

Como forma de estratégia de conteúdo, a linha editorial é importante para a organização e estruturação, a fim de que a marca atinja mais clientes e ganhe visibilidade.

Por ter temática e linguagem bem-estabelecidas, ela é uma forma de segmentar o conteúdo e, com isso, fazer com que sua empresa adquira autoridade no assunto e atraia público especializado.

Como montar uma linha editorial?

Essa estratégia é importante para manter a coerência e a harmonia entre os conteúdos que a sua marca produz.

Veja cinco passos de como montar a sua linha editorial a seguir:

Defina o assunto

É importante definir um ou mais assuntos que você deseja abordar. Eles devem estar relacionados para que a mensagem sobre a marca seja passada de forma clara para o cliente.

Ter o assunto da linha editorial bem-definido faz com que você ganhe tempo na preparação de postagens.

Porém, é preciso ter em mente quais são os objetivos da marca para que o conteúdo funcione.

Entenda seu público

Entender quem você quer alcançar é um ponto importante da linha editorial. Ter isso claro ajuda na escolha do assunto, dos conteúdos e da linguagem.

Também é importante conhecer os hábitos de consumo do seu público e em quais redes sociais ele costuma se manifestar. Acertar na escolha da rede é essencial para adquirir visibilidade!

Identifique sua persona

Defina o seu público-alvo ou persona. Isso é importante não só para atrair mais clientes, mas também para gerar engajamento orgânico nas redes.

O importante é que o conteúdo responda o que o cliente estava buscando ao acessá-lo e, ao mesmo tempo, divulgue a marca.

Defina a frequência das postagens

No Marketing de Conteúdo, frequência é tudo. Por isso, defina um calendário editorial com a periodicidade do seu conteúdo.

Um alerta importante: muita gente confunde linha editorial com cronograma de postagens. Se você chegou até aqui, entendeu que a frequência de postagens é apenas um ponto a ser definido dentro da linha editorial.

A análise constante é importante para o processo

Dê atenção ao engajamento das postagens e verifique se elas estão atingindo o público desejado.

Além disso, analisar o mercado também é importante. Não fazer o que todo mundo já faz pode dar visibilidade para a sua marca!

Publique no Universo de Negócios

Contar com um divulgador de notícias e releases é essencial para quem está buscando divulgar a sua marca. Publicar releases de qualidade dão visibilidade à empresa e aos produtos e aumentam a quantidade de clientes.

Publique um release no Universo de Negócios e faça com que o seu conteúdo atinja o número de pessoas desejado!

Confira mais conteúdos como este no portal do Universo de Negócios.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!