Dores na coluna podem se intensificar em temperaturas baixas do ano

Com a chegada do inverno, as queixas de dores nas costas aumentam. Inúmeras pessoas acreditam que a baixa temperatura tem alguma ligação, mas, na verdade, a pressão do ar é a principal responsável.

De acordo com especialistas no assunto, durante os períodos de inverno, algumas pessoas tendem a se lesionar, isso ocorre devido à contração dos vasos sanguíneos que ficam mais finos, fazendo com que o fluxo de sangue diminua.

Segundo especialistas grande parte das pessoas que sofrem de dores intensas podem sentir os sintomas se agravarem mais com as mudanças de temperatura, principalmente em períodos mais frios. Por essa razão, é essencial buscar a ajuda de um médico que irá solicitar exames mais precisos para a detecção da causa e entrar com o tratamento adequado.

É importante que as pessoas tenham ciência sobre os perigos da automedicação, essa ação, sem recomendações médicas, pode trazer inúmeras complicações para a saúde, além de agravar mais o problema já existente.

A dor lombar atinge 80% da população mundial

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor lombar afeta 80% da população em todo o mundo, perdendo somente para a dor de cabeça. Além disso, é a maior responsável pelos afastamentos e perdas financeiras para as organizações. 

Esses afastamentos ocorrem por trabalhadores com menos de 45 anos. Segundo o levantamento da OMS, somente no ano de 2012 foi registrado mais de 116 mil casos de pessoas que foram beneficiadas com o auxílio-doença por conta das dores crônicas de coluna, incluindo aquelas que lutam contra o desânimo, cansaço e depressão.

Conforme dados do estudo, nos casos de lombalgia seguida de dores mais severas, o ideal é procurar não se movimentar e fazer uso de um analgésico. Se não haver nenhuma melhora, é recomendável a procura de um médico especialista.

Segundo os fisioterapeutas, a prática de atividades físicas pode ajudar a reduzir a dor nas costas, a diminuir o estresse, a fortalecer a musculatura, além de aumentar a autoestima. Atualmente, existem exercícios que auxiliam no tratamento das dores lombares, mas é primordial o acompanhamento de um profissional capacitado para resolver problemas como esse. Tais dores podem se intensificar durante períodos de temperaturas mais baixas. Dessa forma, é possível, visando minimizar as dores, o auxílio de um fisioterapeuta atuando em cada caso.

Vale lembrar que esse tipo de problema não atinge somente pessoas idosas, afeta também crianças e adolescentes em fase escolar, devido ao peso das mochilas ou à longa permanência sentados na mesma posição. É preciso que a escola oriente esses educandos sobre qual a forma correta de se posicionarem, se possível a instituição deve solicitar auxílio do professor de Educação Física.

Conhecer o profissional que vai cuidar da sua saúde é muito importante, pois é uma forma de evitar cair nos cuidados de uma pessoa sem capacitação. No caso da necessidade de serviços fisioterapêuticos, hoje, no mercado, existem diversas clínicas especializadas e renomadas como a SM Care.A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que dispõe de diversos tratamentos e reabilitação de lesões. A empresa conta com uma equipe de profissionais habilitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe um comentário