Em Economia, a lei da oferta e procura (demanda) é o princípio básico para entender o mercado. Afinal, as necessidades e comportamentos do consumidor regem todos os negócios em qualquer atividade, para que assim sejam estabelecidas as estratégias de venda e prestação de serviços em cada empresa. Portanto, identificar os desejos e urgências do seu público-alvo é fundamental para a sobrevivência e sustentabilidade de todo empreendedor.
Mas, afinal, você sabe o que é demanda?
O que é demanda?
De forma simplificada, demanda é a intenção de compra aliada à capacidade de aquisição de um determinado bem ou serviço, ou seja, ela só existe se houver desejo e poder financeiro por parte do consumidor. Entender esse conceito é de extrema importância para toda empresa na hora de estabelecer preços e quantidade de estoque de um produto. Por outro lado, a porção de itens disponíveis para comercialização é o que se denomina “oferta”.
Quais os tipos de demanda?
Após explicado o conceito básico, o próximo passo é conhecer os seus diferentes tipos de demanda, que são essenciais para a definição de estratégias específicas em cada situação do mercado.
Demanda plena
Trata-se da procura por bens e serviços essenciais no cotidiano, havendo, de forma geral, o equilíbrio entre oferta e demanda. Como exemplo, enquadram-se nessa categoria alimentos básicos, água e energia elétrica.
Demanda excessiva
Acontece quando a busca por um determinado produto ou experiência é maior do que a quantidade disponível no mercado, fazendo com que nem todos os interessados sejam atendidos. Esse tipo de demanda é comum na venda de ingressos para um evento (esportivo, musical, teatral etc.) ou em edições limitadas de um bem de consumo.
Demanda latente
Um pouco mais complexa, a demanda latente é caracterizada pela intensa necessidade de um produto, existente ou não, que nenhum outro disponível seja capaz de suprir. A partir dela(demanda latente exemplos) é que muitas novidades acabam surgindo, a fim de atender a uma lacuna existente no mercado.
Demanda irregular
É o tipo de demanda que ocorre diante de variações sazonais, como datas comemorativas, clima e outros motivos não esperados. Para entender melhor, basta imaginar como a procura por roupas mais curtas e leves, ou mesmo por sorvetes, aumenta no verão e diminui no inverno. O mesmo conceito vale para alimentos em determinadas celebrações, como o Natal.
Demanda em declínio
Acontece quando o interesse por um determinado bem ou serviço começa a diminuir de forma gradativa. Nesse caso, as empresas devem fazer uma avaliação interna para tentar melhorar o que não está dando mais certo ou criar soluções que atendam a necessidade, desejo e demanda dos seus clientes.
Demanda inexistente
Denomina-se demanda inexistente quando não há conhecimento ou interesse por parte dos consumidores em relação a um produto. Isso acontece, na maioria das vezes, devido à evolução constante da indústria, fazendo com que muitos itens percam utilidade ao passar do tempo.
Demanda indesejada
Grupo formado por produtos e serviços maléficos à saúde humana ou ao meio ambiente. Nesse caso, órgãos reguladores buscam muitas vezes desestimular o consumo desses itens, tais como o cigarro, a partir de campanhas e propagandas.
Demanda negativa
Esse último tipo de demanda se dá quando uma parte considerável do mercado não gosta de algum produto, mas, mesmo assim, o consome por necessidade. Um exemplo clássico são os planos de saúde, muitas vezes considerados caros e abusivos, mas essenciais para a vida da população.
Como a demanda ajuda a compreender o público-alvo?
Ao entender todos os tipos de demandas e como o consumidor reage às próprias necessidades e ao que tem disponível no mercado, as empresas conseguem traçar o perfil do seu público-alvo e criar estratégias mais eficientes. Por isso, é cada vez mais comum o trabalho de análise de clientes, a fim de entender seu comportamento e o tipo de produto e serviço que procura.
Um dos passos mais importantes desse processo para cada companhia é a definição do conceito de marca, tendo como base o tipo de consumidor com o qual se está trabalhando. A partir disso, é possível personalizar sua comunicação, posicionamento e trabalhar com os produtos e estoque ideais para atender ao público almejado.
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