Dados apontam que o jogo Cyberpunk 2077 teve o maior lançamento digital da história

Mesmo cercado de controvérsias, o novo título da CD Projekt Red vendeu milhões de cópias no primeiro mês de lançamento. O mercado de jogos eletrônicos arrecadou US$ 12 bilhões em dezembro de 2020 

De acordo com estudo da SuperData, empresa de análise de dados sobre games ligada ao grupo Nielsen, o jogo Cyberpunk 2077 vendeu 10,2 milhões de cópias, consolidando-se como um dos maiores lançamentos digitais da história. 

O controverso título, que foi marcado pelos diversos problemas na produção e lançamento, vendeu mais cópias para computadores, aproximadamente 80% a mais, do que para consoles de videogames, como o PlayStation e o Xbox.

Esse número inclui também as cópias reembolsadas. Segundo a SuperData, no entanto, os reembolsos não impactaram significativamente no balanço final de jogadores que resolveram continuar com suas cópias. 

A tumultuada história do Cyberpunk 2077 

Prometendo uma aventura futurística e um ousado mundo aberto, o Cyberpunk 2077 atraiu a atenção de muitos gamers, entusiastas de eSports e até mesmo os jogadores mais casuais desde que o primeiro trailer foi lançado sete anos atrás, ainda em 2013. 

Como o novo lançamento da CD Projekt Red, desenvolvedora responsável por outro grande nome do mundo dos jogos eletrônicos RPG, The Witcher série de jogos eletrônicos, o Cyberpunk 2077 sofreu com constantes atrasos ao longo do desenvolvimento. Esse fator contribuiu para aumentar as expectativas do público, ao mesmo passo em que diminuía a paciência dos ansiosos para o lançamento. 

Apesar dos atrasos, os desenvolvedores do estúdio estavam constantemente fazendo horas extras mandatórias, chegando a trabalhar 100 horas semanais – prática chamada de crunch, muito comum no mercado do desenvolvimento de jogos de alto orçamento. 

Para evitar mais delongas, a CD Projekt Red lançou, em dezembro de 2020, a versão de Cyberpunk 2077 para PS4, Xbox One e computadores. O lançamento foi um sucesso de vendas, seguido, no entanto, por uma enxurrada de críticas e os subsequentes pedidos de reembolso.

Como resposta, o estúdio explicou que o maior foco são os esforços no desenvolvimento das versões que serão lançadas para a próxima geração de consoles, o PS5 e o Xbox Series X. 

Arrecadação e impacto no cenário mundial

Em comunicado oficial, a empresa desenvolvedora afirmou que todas as despesas de desenvolvimento, assim como os custos de marketing, foram cobertos pelo dia do lançamento do jogo, que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2020.

O mercado de jogos eletrônicos atingiu o total de US$ 12 bilhões de arrecadação em dezembro, parte disso graças ao lançamento do antecipado título da CD Projekt Red. 

O aumento de jogos vendidos para plataformas PC foi de 40% quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Apesar do sucesso de vendas, as ações do estúdio caíram por volta de 30% após o lançamento do título.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!