Dois homens em frente a computadores trabalhando em uma empresa de segurança.

Condomínio inteligente: IA é tendência iminente na segurança condominial

Inteligência artificial impulsiona a segurança condominial, permitindo respostas mais rápidas e eficazes às ameaças e tornando a abordagem mais proativa e preventiva

A utilização da inteligência artificial (IA) está em ascensão e vem se tornando cada vez mais presente nas soluções tecnológicas de segurança, especialmente nos condomínios mais avançados.

Além de desempenhar um papel fundamental na proteção de propriedades e indivíduos, a IA tem se tornado integrante no processo de dar continuidade aos negócios, evitando perdas financeiras, intelectuais, de imagem e reputação, e promovendo o funcionamento regular e tranquilo das operações.

Cenário de invasões a condomínios aponta para os principais problemas de segurança patrimonial

O aumento das invasões e violência nos condomínios é extremamente preocupante. Apenas no estado de São Paulo, foram registradas 2.494 ocorrências de janeiro a junho de 2022, de acordo com dados do Sistema de Informações Criminais – Infocrim, veiculados no portal Terra.

Diante desse cenário, é essencial investir em soluções inteligentes para prevenir riscos relacionados a sistemas ineficientes, ultrapassados e com tecnologia obsoleta.

Uma abordagem promissora é a implementação do conceito de condomínio inteligente, que utiliza um sistema integrado de soluções tecnológicas baseadas em IA. Essa abordagem oferece mais segurança, praticidade, automação e conectividade para o dia a dia do condomínio.

Utilização de inteligência artificial permite a criação de condomínios inteligentes

Segundo dados revelados no portal Terra pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o Fórum Econômico Mundial prevê um crescimento de 14% no Produto Interno Bruto (PIB) global até o ano de 2030. Esse crescimento facilita a democratização da adoção de inteligência artificial em diversos setores e na vida cotidiana, contribuindo para a construção de um condomínio inteligente e seguro.

Diante do constante crescimento da demanda por segurança patrimonial, que registrou uma expansão significativa de 18% no ano de 2022, de acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) à Revista Digital AdNormas, é fundamental estar atualizado e acompanhar a evolução tecnológica do setor.

Acompanhar a evolução da segurança patrimonial demanda profissionais especializados

Contar com uma empresa de segurança patrimonial é essencial nesse cenário. A abordagem moderna adotada por essas empresas envolve a utilização de métodos integrados de análise de risco, prevenção, detecção, resposta e recuperação de incidentes, acompanhados por avançadas soluções tecnológicas. Além disso, o treinamento adequado do pessoal de segurança é imprescindível para poderem identificar vulnerabilidades em infraestruturas físicas e digitais.

A adoção e operação de equipamentos de última geração, como controladores de acesso, sistemas de reconhecimento facial, monitoramento em circuito fechado (CCTV), alarmes e cercas elétricas, juntamente com o uso de ferramentas analíticas, proporcionam uma compreensão aprofundada dos padrões de ameaça, identificação de alertas e embasamento sólido para a tomada de decisões.

Em um cenário em constante transformação, é crucial contar com uma empresa de segurança que esteja em sintonia com as inovações tecnológicas do setor. Dessa forma, é possível promover a proteção efetiva do condomínio, proporcionar tranquilidade e confiança aos moradores e enfrentar os desafios de segurança proativamente, com o respaldo de soluções atualizadas e especialistas capacitados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR