O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março. Ainda que tenha sido criada em 1962, a data ganhou força no Brasil apenas nos últimos anos, atraindo a atenção de clientes e lojistas.
Pesquisas apontam que a data pode fazer o número de vendas crescer até 4 vezes, em comparação com um dia comum. Mas, para alcançarem números tão bons, é preciso que lojas preparem suas operações, é claro.
Essa preparação engloba aspectos físicos e técnicos de uma loja. Para ajudar comerciantes nessa tarefa, preparamos uma lista com alguns cuidados para aumentar as vendas no Dia do Consumidor 2021. Leia atentamente os tópicos abaixo para saber mais.
O que é o Dia do Consumidor 2021?
A data foi criada nos Estados Unidos, pelo presidente John Kennedy. O dia tem como principal objetivo valorizar o consumidor e alavancar as vendas do primeiro semestre com promoções vantajosas.
O Dia do Consumidor também é uma ótima oportunidade para marcas que desejam estreitar o relacionamento com seus clientes e aumentar o valor do pedido médio em suas lojas.
Por que se planejar para o Dia do Consumidor?
Ainda que o volume de vendas do Dia do Consumidor não se equipare aos registrados em datas como a Black Friday e Natal, esse é um momento importante para o comércio, ganhando força a cada ano.
Pesquisa conduzida pelo portal UOL aponta que 49% dos participantes pretendem fazer uma compra durante o período de ofertas do Dia do Consumidor. Esse número é 10% maior do que o registrado em 2020.
Além disso, de acordo com outro levantamento produzido pela Ebit | Nielsen, o Dia do Consumidor 2020 aumentou 18% as vendas on-line durante o período. As categorias de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Alimentos e Bebidas, Saúde e Perfumaria se destacaram.
Como se preparar para o Dia do Consumidor?
Para alavancar as vendas durante o período, é importante que você analise com cuidado a experiência de compra de seus usuários. Atente-se a fatores como preço, usabilidade do site, meios de pagamento aceitos, suporte pós-venda e mais. Todos esses pontos podem influenciar na conversão de seu site.
Também procure realizar uma comunicação clara sobre as ações que sua loja tomará na data, assim seus clientes saberão o que esperar e poderão se preparar para fazer as compras.
Outro fator importante, é claro, são as ofertas. Procure oferecer descontos realmente vantajosos para seus clientes. Caso contrário, a imagem da sua empresa pode ficar prejudicada.
Intenção de compra para o Dia do Consumidor 2021
Entre os entrevistados pelo UOL, 82% afirmaram que têm costume de comprar pela internet. Além disso, 48% dos participantes afirmaram que a frequência com que fazem compras em e-commerces aumentou. No total, 35% deles afirmaram que pretendem realizar compras apenas em lojas virtuais.
Quais as categorias mais desejadas no Dia do Consumidor 2021?
Estudos apontam que a categoria de Alimentos e Bebidas está no topo da intenção de compras durante o Dia do Consumidor 2021, sendo a primeira opção de 42% dos respondentes, seguida pelas categorias de Moda e Acessórios e Telefonia e Celular, com 36% e 32%, respectivamente.
De acordo com a Ebit | Nielsen, categorias como Arte e Antiguidade; Bebês e Cia – ou seja, lojas como a TulipaBaby – Casa e Decoração e Construção têm potencial para se destacarem.
Quer alcançar seus clientes? Conteúdo é a chave. Conte com o Universo de Negócios nessa tarefa
Atualmente, se você não oferece conteúdo de qualidade para seus clientes, é possível que sua marca passe despercebida. Por isso, contar com um divulgador de notícias de qualidade é essencial.
O Universo de Negócios é o portal certo para que a sua empresa mantenha um relacionamento próximo com o cliente, seja durante o Dia do Consumidor ou em qualquer outra data. Visite nosso site para conferir condições de publicação!