CNC informa que turismo cresceu pelo quinto mês seguido

 

Pesquisa aponta que 77% das pessoas desejam viajar em 2022

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de turismo cresceu pelo quinto mês seguido, apesar das restrições estipuladas em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Além disso, a CNC ainda aponta que o setor deve ter um aumento acima de 19% até o fim deste ano. A recuperação plena do setor foi antecipada, com isso, para o segundo trimestre do ano que vem. “Com a vacinação da população e a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, acreditamos que o setor poderá se recuperar, sim, antes da metade do próximo ano”, afirmou o economista da CNC e responsável pela pesquisa, Fabio Bentes.

Ainda foi mostrado que o setor apontou a perda mensal mais baixa no mês de agosto, desde março do ano passado. Apesar disso, ainda possui uma quantidade de receitas 20,8% abaixo do que foi visto em fevereiro de 2020. 

Mercado de trabalho

O bom cenário de recuperação do setor de turismo também foi notado no mercado de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) oferece um parâmetro: as empresas do setor fizeram contratações, nos últimos 12 meses, de 3,2 mil colaboradores – um crescimento de 8,3% do estoque de postos de trabalho, de acordo com o cadastro. 

Setor de serviços

Segundo a CNC, além do turismo, espera-se um avanço no setor de serviços brasileiro em 6,4% até o fim deste ano, tendo como base dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do mês de agosto, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14 de outubro. 

O órgão divulgou, nessa data, que o índice de atividades ligadas ao turismo cresceu 4,6% em agosto em comparação ao mês anterior, sendo a quarta taxa positiva consecutiva. Nesse período, o setor obteve um crescimento acumulado de 49,1%. Entre as 12 unidades da federação investigadas, oito tiveram bons números, como São Paulo (4,9%), Minas Gerais (4,7%), Goiás (8,8%) e Paraná (5,4%). Em contrapartida, o Rio de Janeiro teve um desempenho negativo (-1,1%).

Segundo pesquisa, 77% dos viajantes querem viajar no próximo ano

De acordo com pesquisa da Amadeus, realizada com 9.074 pessoas entre Alemanha, França, Itália, Índia, Cingapura, Espanha, Emirados Árabes, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos, o interesse em viagens está em um volume alto. A pesquisa mostrou que, aproximadamente, 77% das pessoas estão ansiosas para viajar, com expectativas de que essas viagens sejam realizadas em 2022. Além disso, 50% apontam que vão realizar viagens de negócios para locais que precisam de voos ainda em 2021. Ressalta-se a possibilidade de incluir diversos destinos em seus roteiros de viagem, como o Jalapão pela Korubo, por exemplo.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!