A palavra “handmade” em português significa “feito à mão”. O termo foi adotado para se referir a itens feitos de forma artesanal, ou seja, objetos fabricados sem a utilização de processos industriais e automatizados.
A técnica vem ganhando espaço no mundo da moda e sendo mais utilizada pelas marcas. A popularidade inerente às peças feitas à mão deve-se, principalmente, ao seu valor diferenciado, apresentando mais riqueza em detalhes. Tantos detalhes bem feitos dificilmente poderiam ser conseguidos em um processo automatizado. Veja a seguir mais sobre o que é handmade.
O que é handmade e sua importância para a moda atual
A moda handmade não é uma novidade no mundo da moda, mas passou a ser mais notado e reconhecido ao longo dos anos. O crescimento na procura por esse tipo de peça decorre de uma busca por mais detalhes minuciosos e únicos. Dessa forma, cada vez mais as coleções handmade passam a ser mais valorizadas.
O handmade vem construindo uma moda com originalidade em suas peças, além de possuir personalidade e muito estilo em cada uma, eliminando a mesmice de quem adquire. Para as marcas que desejam oferecer aos seus clientes uma experiência diferenciada e única, a técnica é uma oportunidade de crescimento e destaque. Essas peças são consideradas por muitos como verdadeiras artes feitas à mão.
As peças feitas à mão permitem muitas possibilidades de incorporação dentro da indústria da moda, podendo também ser agregadas sem excluir os métodos tradicionais já existentes. Pensando dessa forma, a peça pode ser tanto construída totalmente de forma artesanal, como poder ser somente customizada de maneira manual. O leque é grande e pode ser adaptado conforme a necessidade da marca e de acordo com a sua proposta.
Alguma técnicas artesanais usadas no handmade
Nem sempre a moda foi considerada algo democrático, mas, com o passar do tempo e a mudança de tendências, a democracia foi reinando no setor. Cada vez mais tendências que abraçam diversos gostos são incorporadas, assim como estilos e vertentes.
Tie Dye
A estampa que vai e volta de tempos em tempos é um hit eterno. A tendência trata-se de um trabalho artesanal que já foi muito usado por surfistas e hippies no passado, mas, atualmente, ela volta à moda com um olhar mais fashion e até sofisticado dependendo da produção.
Crochê
O crochê nunca sai de moda e é considerado uma das técnicas mais queridas da indústria da moda. Ele é um clássico que já foi muito usado no passado, mas que se mantém vivo até os dias de hoje e pode ser combinado de muitas maneiras. Ele pode ser usado tanto em peças de roupa quanto em objetos e acessórios.
Bordado
O bordado sempre esteve presente nas estações, ele é uma técnica linda que deixa qualquer peça diferenciada e única. As marcas que desenvolvem peças bordadas costumam desenvolver a técnica em produtos considerados customizados, e muitos até são feitos sob encomenda.
O handmade e a sustentabilidade
Entre as indústrias que mais poluem a atmosfera e o meio ambiente, está a indústria têxtil. Um dos principais impactos no meio ambiente causados por essa indústria é gerado pelo tipo de fibra usado em suas roupas. As fibras sintéticas agridem profundamente o meio ambiente e liberam alto teor de plástico no oceano.
As marcas que procuram minimizar os impactos no meio ambiente atentam-se à composição de suas peças. A busca é constante por peças com composição o menos sintética possível e que possam ser usadas por diversas vezes. Peças com durabilidade maior são menos descartadas e, consequentemente, evitam prejuízos ao ecossistema.
Dessa maneira, a relação entre o handmade e a sustentabilidade é direta, pois peças produzidas pela técnica possuem mais tempo de duração, são elaboradas com materiais que agridem menos o meio ambiente e possuem descartes mais demorados.
Conheça mais sobre a moda artesanal e sustentável no Universo de Negócios
O Universo de Negócios é uma plataforma responsável por divulgar materiais relevantes sobre as mais diversas áreas da indústria, moda e negócios no geral.
Confira a pesquisa sobre moda sustentável que publicamos no site, e veja como a moda artesanal e sustentável está se desenvolvendo no cenário atual.