Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Tecnologia e Inteligência Artificial são inseridas na formação de alunos da área da saúde

Projeto inédito desenvolvido entre NeuralMed Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo permitirá que estudantes aprendam a utilizar ferramentas tecnológicas para uma atuação profissional com foco no futuro 

São Paulo, março de 2022 – A NeuralMed, healthtech que desenvolve soluções de auxílio às tomadas de decisões, utilizando a inteligência artificial para analisar imagens e textos médicos, e a InovaSanta, unidade de inovação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), instituição que tem a missão de promover ensino e pesquisa na área da saúde, firmam parceria para inserir conceitos da inteligência artificial e tecnologia na formação dos alunos, ensinando como podem trabalhar com sistemas modernos. “Por meio dos laboratórios de tecnologia, a NeuralMed vai ensinar os estudantes da área da saúde a analisarem as imagens e textos via IA, e colocá-los como cocriadores de algoritmos de ponta a ponta. Nosso objetivo é qualificar esses alunos para que contribuam, cada vez mais, para o futuro da saúde. Além disso, também estaremos aprendendo com diversas cabeças brilhantes”, explica Anthony Eigier, CEO da healthtech.

Os participantes da primeira turma passaram por uma criteriosa seleção técnica e de soft skills, principalmente devido ao número alto de alunos interessados. De acordo com Irineu Massaia, Vice-reitor da FCMSCSP, a atuação médica está mudando e a educação precisa acompanhar esse movimento, oferecendo conhecimento sobre o que há de mais moderno para os estudantes. “O uso da tecnologia já é uma realidade no mercado e os profissionais precisam estar preparados para esse cenário. No entanto, para que consigam utilizar as inovações de forma efetiva, devem conhecer todas aplicabilidades e características que possuem. Assim, nosso objetivo é capacitar cada vez mais os estudantes para que estejam inseridos nesse universo desde a faculdade”, afirma.

Todo o projeto está sendo feito pela NeuralMed e FCMSCSP, em que os alunos serão tutorados pelos professores da Faculdade e especialistas da healthtech. Segundo Paula Calderon, professora e coordenadora do InovaSanta, o projeto é promissor e permitirá que todos os envolvidos ganhem conhecimento. “A área da saúde está passando por uma verdadeira transformação e as tecnologias inovadoras estão revolucionando o setor por oferecerem ferramentas que dão suporte aos médicos em diagnósticos e tratamentos contribuindo para cuidados em saúde mais eficazes. A tecnologia e a inovação estão sendo incorporadas no dia a dia das atividades médicas e se tornarão essenciais para as gerações futuras. Tenho certeza que o projeto será de grande valor para todos os envolvidos contribuindo com a busca incessante de conhecimento para a melhora da prática clínica e benefício dos pacientes”, finaliza.  

Sobre a NeuralMed

Fundada em 2018 pelo empreendedor Anthony Eigier e o médico André Castilla, a NeuralMed desenvolve soluções de auxílio às tomadas de decisão nas instituições de saúde, utilizando a Inteligência Artificial para analisar imagens e textos médicos. A fim de melhorar a qualidade do atendimento médico, a empresa detecta patologias em imagens médicas para ajudar os profissionais da área a melhorarem a precisão nos diagnósticos e a tomada de decisão, além de minimizarem o tempo e os custos na execução dos processos.

Sobre a FCMSCSP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) formou mais de 5 mil médicos e profissionais de saúde ao longo de 59 anos de história. Promove o ensino, pesquisa e extensão, com excelência, oferecendo à comunidade profissionais com formação científica, ética, humanística e responsabilidade social. É mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.

Crédito da foto: Irlaine Firmo/FCMSCSP