93% dos participantes da pesquisa afirmaram que os cursos on-line auxiliam na mudança de carreira
Segundo pesquisa realizada pela Hotmart, publicada na última semana de novembro de 2021, os Millennials – geração criada em meio aos avanços da tecnologia, ou seja, os nascidos entre 1981 e 1995 – usam dos aparatos tecnológicos para o conhecimento.
A pesquisa teve como objetivo investigar o perfil dos consumidores de cursos on-line no Brasil e concluiu que a geração Millennial, ou geração Y, faz cursos a distância e de pequena duração, no intuito de mudar de carreira e fazer a renda crescer. Além disso, também com base na pesquisa, os temas centrais de interesse dessa geração são os setores de finanças e negócios, marketing e vendas, carreira e desenvolvimento pessoal.
O que os números dizem
Em relação aos números da pesquisa desenvolvida pela Hotmart, 93% dos respondentes afirmam que os cursos auxiliam na mudança de carreira e 38% mostraram desejo em fazer a renda crescer, além de apontarem o salário como o motivo principal. Para 35%, a vontade é gerar renda extra. Já para 44%, os cursos on-line servem como fonte de conhecimento sobre um determinado assunto.
A pesquisa também mostrou que, para 85% dos respondentes, houve o alcance completo ou parcial dos objetivos; para 68%, foi possível alcançar parte da meta financeira. Para metade dos participantes, a renda cresceu após a realização de um curso on-line. Conforme a pesquisa, dos consumidores de cursos on-line, dois terços são mulheres, com idade média entre 25 e 34 anos, das classes B e C (80% do total). Desse número, ao menos 72% possuem o ensino superior completo.
A vice-presidente de marketing da Hotmart, Nathalia Cavalieri, explica que o mercado dos cursos on-line tem ganhado mais relevância, principalmente durante a pandemia. “Como a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas e empresas se adaptassem aos eventos, trabalhos e reuniões on-line, isso se estendeu também à área da educação”, salienta.
48% dos brasileiros buscam por cursos on-line para se especializarem
Ainda nesse sentido, segundo uma pesquisa da GetCourse, edtech internacional, em parceria com a plataforma Toluna, na atual conjuntura do mercado de trabalho, muitos profissionais buscaram por desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento em cursos on-line. Os dados da pesquisa mostram que os brasileiros estão focados em e-learning como um canal de conhecimento, essencialmente após a pandemia da Covid-19 e o decorrente fechamento de instituições.
Na lista de cursos on-line mais procurados, segundo a pesquisa realizada em outubro de 2021, estão os de especialização e qualificação profissional, com foco no aprimoramento de capacidades e alteração de carreira. Além disso, 48% dos respondentes afirmam terem feito cursos on-line para melhorar as competências ou iniciar em uma nova área. Para 43%, o objetivo com as aulas era focar nas carreiras e profissões. Segundo as informações da pesquisa, 15% dos entrevistados disseram que a razão para o ingresso em cursos on-line é a vontade de mudar de área. Por fim, para 43%, a influência para cursar as aulas decorreu de chefes e das próprias demandas dos empregos.