Alianças de casamento, bebidas no atacado, smartphone gamer e itens para ceia de Natal despontam nas buscas da Black Friday deste ano
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas realizadas via e-commerce representam 11,6% do varejo brasileiro. Isso vai ao encontro do fato de que o comércio on-line consolida o seu avanço no cenário varejista, após marcar uma rápida evolução no começo da pandemia da Covid-19 e ser uma opção central para os lojistas. A ABComm ainda aponta que a desenvoltura do e-commerce segue uma tendência já apresentada no início de 2021 – a participação do comércio digital na casa dos dois dígitos.
A partir de abril do ano passado, data em que marca o começo da pandemia da Covid-19, esse movimento do e-commerce tornou-se mais forte, momento em que ele avançou para a casa dos 11,1% (levando em consideração o fato de nunca ter passado os 10%). O ápice foi no mês de novembro de 2020, período marcado pela segunda onda da Covid-19 e pela Black Friday, fazendo com que ele alcançasse 14,4%.
“O levantamento reforça uma tendência já observada pelo mercado com a consolidação dos canais digitais na estratégia do varejo. Mesmo com o início da campanha de vacinação e a retomada do comércio de rua, o e-commerce seguiu influente e com participação ativa no setor”, comenta Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Crescem buscas por alianças de casamento na Black Friday
E por falar em Black Friday, de acordo com monitoramento realizado pelo Radar Simplex, entre os dias 7 e 13 de novembro (segunda semana do “Esquenta Black Friday”), no evento deste ano a busca por aliança de casamento cresceu, junto a bebidas no atacado, smartphone gamer e itens para ceia de Natal. O levantamento observou 6 milhões de páginas de e-commerces. Importante ressaltar também a possibilidade de se investir em uma semijoia como aliança de compromisso.
Em datas especiais, esses produtos, como alianças de noivado e de casamento, são recorrentes no Radar Simplex. “Mas chama a atenção o crescimento de 45% das buscas por alianças em relação ao mesmo período de 2020”, aponta João Lee, sócio-fundador da Simplex, startup que criou o Radar Simplex. “Acreditamos que a flexibilização das medidas de controle da pandemia e a reabertura de festas e comemorações estejam animando quem adiou o sonho de se casar durante a pandemia.”
Outros itens também com destaque
O levantamento mostra que também é grande a busca por bebidas alcoólicas por conta da reabertura de festas ou por economia financeira – em atacados, com preços mais em conta, o avanço foi de 17% ante o mesmo período de 2020.
Além das bebidas alcoólicas, o smartphone Poco X3 da Xiaomi também teve destaque, avançando 170% de uma semana para a outra. “Equipamentos eletrônicos são tradicionalmente campeões de vendas na Black Friday, e este ano não deve ser diferente”, afirma Lee. Produtos natalinos ligados às ceias também possuem uma tendência de crescimento, como o peru. Eles já contam com diversas buscas. Além disso, o termo “Natal Solidário” também surgiu nas primeiras buscas.