O meio digital possibilita muitas formas de comunicação – entre elas, os aplicativos de mensagens instantâneas. Eles são bastante utilizados para comunicação particular, mas também podem ser grandes aliados quando se trata de estratégias de Marketing.
Isso porque a facilidade que promovem na comunicação pode se encaixar muito bem nas estratégias. Com a troca instantânea de mensagens, é possível aproximar sua marca cada vez mais do seu público. O Telegram tem uma função que ainda é pouco explorada, mas que pode ser muito boa para sua estratégia de Marketing.
Continue lendo e entenda melhor como funciona o Telegram!
O que é o Telegram?
Assim como o WhatsApp, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas que funciona por meio da internet. Ele foi criado em 2013 e tem se popularizado bastante nos últimos tempos – inclusive aproveitando falhas no próprio WhatsApp. Em 2019, o aplicativo recebeu cerca de três milhões de usuários apenas em 24h devido a uma queda do concorrente.
Apesar de ser bastante parecido com o WhatsApp, o Telegram tem algumas funcionalidades um pouco diferentes. Mas a principal diferença é que esse aplicativo tem mais foco na segurança do usuário, com criptografia de ponta a ponta, além do compromisso de não divulgar dados dos usuários a terceiros.
Como utilizar o aplicativo?
É possível usar o Telegram na sua versão móvel ou pelo computador, mas, em ambos os casos, é necessário usar um número de telefone. Isso significa que, ao usar o Telegram na estratégia de Marketing, é importante ter um número de telefone da empresa.
Após definir o telefone, você pode instalar o Telegram pela loja de aplicativos do seu smartphone. Também é possível fazer todo esse processo pelo computador, com o Telegram Web.
Depois de definir seu nome e foto dentro do aplicativo, ele já está pronto para ser utilizado.
Quais são suas principais funcionalidades?
Além da troca instantânea de mensagens sem custo, o Telegram também conta com algumas outras funcionalidades bem interessantes:
Grupos
O Telegram permite grupos de até 200 mil usuários. Também é possível fixar mensagens para que não se percam no fluxo, assim como editar mensagens depois de enviadas sem exibir notificações.
Canais
Essa função pode ser muito útil para as empresas se comunicarem com seu público. Isso porque um canal no Telegram tem mão única, ou seja, apenas os administradores podem gerenciar o canal. Além disso, os canais não têm limite de público e contam com funções como enquetes e reações aos conteúdos. Isso significa que é possível nutrir os leads e conhecer melhor a sua audiência ao mesmo tempo.
Troca e armazenamento de arquivos
O Telegram permite o envio de arquivos de até 2 GB. Mas a grande vantagem é que o armazenamento desses arquivos fica na nuvem. Ou seja, é possível enviar e receber vários arquivos sem ocupar espaço no smartphone ou computador.
Bots
O Telegram permite a configuração de bots para automatizar o atendimento um a um. É possível utilizá-los para marcação de consultas, escolha de cardápio, segmentação de serviços e muito mais.
Telegram x WhatsApp
O principal concorrente do Telegram ainda é o WhatsApp e, de certa forma, eles são bem parecidos. Porém, o Telegram tem algumas funcionalidades a mais, apesar de ser menos popular.
A principal diferença entre eles é a capacidade de troca de arquivos. O Telegram permite envio de arquivos de até 2 GB e o armazenamento é na nuvem, o que evita sobrecarga nos aparelhos.
Outro ponto são os canais. Apesar de o WhatsApp permitir a criação de listas de transmissão, elas são limitadas a 256 membros, enquanto os canais do Telegram têm número ilimitado de membros, além de funções interativas como reações e enquetes.
Além disso, o Telegram permite a exclusão e edição de mensagens sem exibir notificações.
Uma das únicas desvantagens do Telegram com relação ao seu concorrente é a popularidade. Enquanto o WhatsApp está em 99% dos celulares, o Telegram ainda aparece em quase metade dos smartphones brasileiros.
Por que usar o Telegram no Marketing Digital?
Com a popularidade do Telegram crescendo a cada dia, saber como ele funciona pode te dar uma vantagem muito grande com relação à sua concorrência. Se você quer saber como usar o Telegram na sua empresa, saiba que ele é uma ferramenta muito útil para estratégias de Marketing devido a uma função ainda pouco explorada.
Trata-se da ferramenta de estatísticas, que permite analisar o público que consome o conteúdo do seu canal. Com essa função, é possível conhecer melhor sua audiência e selecionar os horários de transmissão de conteúdo, além de saber quem está engajando mais com o seu conteúdo e a fonte dos novos seguidores, com gráficos e indicadores de crescimento.
Essa funcionalidade abre muitas possibilidades para o Marketing de Conteúdo, já que permite a segmentação do público do canal com base nos dados de quem está engajando e consumindo o conteúdo postado.
Outra grande vantagem nesse sentido é não depender dos algoritmos para a distribuição de conteúdo, por esse motivo saber como divulgar no telegram é também importante. Enquanto as redes sociais podem limitar o alcance do seu conteúdo para o usuário com base em vários fatores, o Telegram garante que o conteúdo chegue a todo mundo que está no seu canal de transmissão.
Além disso, os bots oficiais do Telegram podem ser muito úteis na sua estratégia. Com eles, é possível fazer a automação do atendimento e agilizar a captação de leads.
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