Atualmente, as pessoas são muito atraídas pelo visual, por isso a importância de inserir imagens ao decorrer de um texto. Essa também é uma forma de informação e faz parte do conteúdo visual, que é essencial para o consumo imediato e rápido de informação. Somos naturalmente ganhados por conteúdos visuais.
Com tantos conteúdos disponíveis pela internet, e todos repletos de imagens, a importância de se passar o máximo de informações possível aumenta. Devido a esse turbilhão de conteúdo, é sempre bom ligar a imagem ao texto para que o leitor consiga entender a associação e a explicação visual presente dentro daquele conteúdo.
A preferência do cérebro humano por conteúdos visuais
A atração por conteúdos visuais é algo natural da mente humana, seja uma imagem ou um vídeo. Normalmente as pessoas dão prioridade para o consumo de informações em formato visual, pelo fato de serem mais atraentes, e isso resulta em maior engajamento e melhor performance para os conteúdos.
O cérebro humano tem a capacidade de processar tudo que é em formato visual, como as imagens de forma simultânea, e os conteúdos linguísticos, como textos, são processados em seguida. Essa é a razão pela qual os conteúdos e informações visuais são absorvidas com mais rapidez.
De acordo com algumas pesquisas, ficou evidenciado que as pessoas se lembram de 10% de coisas que elas escutam, 20% das que leem e 80% dos assuntos que visualizaram. Esses números são a prova da importância das imagens dentro do marketing de conteúdo, ou seja, de um texto de divulgação.
A importância da imagem para a qualidade do texto
As imagens podem ser classificadas como conteúdo visual, dentro de outros tipos vários de conteúdo. Cada tipo tem uma importância diferente no processo de comunicação com o leitor, causando uma experiência de aprendizado individual específica.
Os tipos de conteúdo visual englobam fotos, imagens, vídeos, gráficos, frases, apresentações, checklist e infográficos. Todos eles possuem suas particularidades e formatos diferentes, tanto na maneira de utilização, como em qual momento deve ser empregado e tipo específico para determinado objetivo, assim como para qual público funciona.
Quando nos referimos a conteúdo escrito, no formato de texto, as imagens são uma forma de engajamento e funcionam como um elo de comunicação. Podem ser usadas fotos de autoria ou imagens encontradas em banco de dados, mas precisam ter alta qualidade e é necessário que estejam dentro do conceito referido no texto.
Dependendo do segmento da empresa, imagens retratando os funcionários e a performance da equipe geram humanização e empatia em quem está visualizando. É uma boa forma de fazer as pessoas permaneceram na página e acessar o restante do conteúdo.
A importância de se ter imagens inseridas em um texto está diretamente ligada ao fato de criar um conteúdo que seja interessante e que desperte a atenção de quem está na página, aumentando o engajamento e reconhecimento da empresa ou marca e identificação do leitor com o que está sendo dito.
As imagens inseridas no texto precisam estar totalmente relacionadas ao conteúdo descrito, sendo posicionada sempre acima ou abaixo do que deseja colocar em evidência, isso aumentará a relevância do assunto tratado. Faça uma relação idêntica ou muito semelhante ao texto, dessa maneira, o site será bem avaliado pelos motores de busca e pelos visitantes.
Procure inserir mais de uma imagem ao longo do texto, sempre estabelecendo uma relação entre o conteúdo e a imagem. Esse recurso visual vai aumentar a qualidade do texto e contribuir de forma positiva para um bom desempenho do SEO.
Escolha fazer a publicação dos seus conteúdos por meio de um divulgador de notícias
É de extrema importância que os textos possuam conteúdos relevantes, de fácil entendimento e fixação na mente de quem visita os sites. Inserir conteúdo visual, como imagens, vai contribuir com essa rememoração por parte do leitor.
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca publicar vários tipos de conteúdo, desde os mais técnicos, até aqueles que contribuem para a rotina de seus leitores. Elabore releases e conte com um divulgador de notícias para realizar a publicação.
Acessando o site é possível ficar por dentro de assuntos relevantes e atuais, o deixando sempre informado!
Saiba mais: heading tags / Público-alvo / Conteúdo relevante / Revisão de texto