Saiba qual a real importância do release dentro das técnicas de SEO e como publicar releases em divulgadores de notícias.
É preciso ter consciência sobre a importância da produção de releases para o SEO de sites e páginas.
É imprescindível que os responsáveis pela veiculação de conteúdo na internet considerem as ferramentas de busca e o compartilhamento de notícias na hora de estruturar seus textos e aplicar determinadas técnicas na página.
Afinal, é através de mecanismos de SEO que é possível aumentar a popularidade de um release, atrair mais visualizações e até mesmo determinar para qual público-alvo ele se destina.
Mas afinal, o que é SEO?
SEO é um conjunto de técnicas que visam fazer com que releases, páginas e outros tipos de conteúdo sejam encontrados com mais facilidade pela pessoa que está realizando uma pesquisa em ferramentas de busca, como Google, Bing ou Yahoo.
O Google (principal mecanismo), por exemplo, avalia diversas variáveis na hora de estipular quais sites aparecem no topo de uma página de resultados, sendo que os principais fatores técnicos considerados costumam ser:
- Qualidade do título (comprimento, menção da palavra-chave);
- Meta-description (pequeno parágrafo que vem abaixo do link principal mostrado no Google);
- Presença e qualidade de imagens;
- Densidade da palavra chave.
São diversas técnicas a serem consideradas, mas levar em conta alguns dos fatores citados acima já será o básico para tornar o release relevante.
Técnicas de SEO para a produção de releases
Para que o release seja relevante em termos de SEO, é preciso conhecer algumas técnicas de otimização. Acompanhe:
1- Relevância do título
No título, é preciso constar a palavra-chave, mostrar o que o texto dirá ou indicar o que será respondido. Os mecanismos de busca consideram que o título ideal deve ter entre 90 e 120 caracteres.
Cuidado para não criar um título “clickbait”, ou seja, que seja extremamente apelativo, mas não condizente com o conteúdo do texto. Ainda que o intuito seja atrair atenção e gerar cliques, essa estratégia pode acabar afastando o público-alvo.
2- Uso correto da palavra-chave
O uso correto da palavra-chave no título e no corpo do texto é uma das formas mais eficazes de atrair atenção do público e fazer com que o release seja mais facilmente encontrado pelo leitor.
Nesse quesito, é preciso pesquisar os termos em ferramentas específicas e mapear as principais palavras.
3- Imagens que valem muito
O algoritmo responsável pelo ranking de mecanismos de busca considera muito relevante a presença de imagens, sendo que nelas devem estar contido: uso da palavra-chave no nome, posição correta no texto, tamanho adequado etc.
De toda forma, é extremamente recomendável ter uma imagem atrelada ao texto.
4- Uso de link
Procure atrelar ao release links que agreguem conteúdo relevante. Se um cliente possui um blog, por exemplo, pode ser uma boa tática basear um release nas informações de um post.
Quando um veículo de informação publica o release alheio, citando o link que redireciona o leitor para o site original, essa técnica pode trazer um novo fluxo de cliques e visitas, melhorando alguns indicadores que são responsáveis pelo ranking dos resultados de buscas, como relevância da página.
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Saiba mais: Como fazer um Guest Post | Publicar Release | O que é release