Um dos feriados mais celebrados pelos irlandeses ao redor do mundo chega ao Brasil mais cedo em 2018, com gosto de grande festa e tendo como palco o Teatro Gazeta em São Paulo, com a segunda edição do E-Dublin XP.
O dia de São Patrício (St. Patrick’s Day), tradicionalmente, comemorado no dia 17 de março, é uma data típica do folclore irlandês, que há muito tempo também é celebrado por outros povos de língua inglesa, como os australianos e canadenses, mas que nos últimos anos tem sido festejado em muitos outros países.
Aqui em São Paulo, haverá uma celebração antecipada, dia 10 de março próximo, promovida pelo portal E-Dublin, a E-Dublin XP, que acontecerá no Teatro Gazeta, das 9h às 18h. Esta será a segunda edição de um evento que reúne expressões culturais, música, e gastronomia típicas da Irlanda, e a ocasião para divulgar as oportunidades para quem deseja estudar e trabalhar em Dublin.
Outras cidades brasileiras também festejarão o feriado irlandês, como em Porto Alegre, que promove uma espécie de micareta na Rua Padre Chagas, tradicional point noturno no bairro Moinho de Ventos, e em Belo Horizonte, onde a festa, celebrada no Mineirão, já ostenta status de tradição mineira.
O St. Patrick’s Day
O dia de São Patrício é um dos feridos mais importantes do calendário e da cultura popular irlandesa. Sua comemoração é celebrada em todo o país com muita alegria, festivais de danças, músicas, pratos típicos e muita cerveja, além de tantas outras manifestações culturais que, de variadas formas, procuram manter vivas a história e as tradições nacionais irlandesas e da cultura celta.
A tradição histórica ensina que St. Patrick (São Patrício, em português) foi um jovem fidalgo bretão que, no século IV, enveredou-se para as terras irlandesas com o propósito de anunciar a fé cristã aos povos celtas. Durante mais de 30 anos de vida ministerial, ele era muito conhecido pelas aldeias e cidades do país. Até que foi vitimado por um ataque de saqueadores saxões, juntamente com alguns irlandeses convertidos ao Cristianismo. Inicialmente, foi feito escravo e depois morto de forma cruel, em 17 de março de 461 d. C. Acredita-se que sua morte motivou a uma pregação mais efusiva da fé cristã entre os irlandeses.
A Irlanda é uma terra antiga que possui uma cultura muito rica e expressiva. Fazem parte de seu folclore, figuras conhecidas como o “pote de ouro do outro lado do arco-íris”, o “trevo de quatro folhas” que dá sorte a quem o encontrar, o “Leprechaun” – homenzinho ruivo vestido de verde e cartola alta –, além de duendes e fadas. Naturalmente, estas figuras foram mescladas às celebrações do St. Patrick’s Day, formando um grande sincretismo cultural que caracteriza o enlevo nacional resultante das festas populares espalhadas pelo país e, hoje, pelo mundo todo.
Para saber mais sobre a Irlanda, seu povo, sua cultura e sobre as celebrações do St. Patrick’s Day, além de informações sobre intercâmbio em Dublin, visite o site do E-Dublin.