De acordo com a pesquisa da Accenture, realizada com diretores de marketing, o Marketing Digital será responsável por mais de 75% dos investimentos no setor em até 5 anos. Segundo a Accenture, os profissionais da área sabem que a indústria vem, cada vez mais, caminhando para o mercado digital, mesmo que gerenciar tais mudanças ainda represente a maior barreira para a implementação de iniciativas para 42% dos Chief Marketing Officers (CMOs) entrevistados.
Além disso, a pesquisa também revelou que 78% dos CMOs acreditam que o marketing passará por mudanças definitivas nos próximos 5 anos, 37% deles concordam que o marketing digital demandará cerca de 75% dos orçamentos nos investimentos e, desses, 50% será destinado exclusivamente para o mobile.
Um dos dados mais interessantes da pesquisa diz respeito ao crescimento na utilização de todos os meios de comunicação disponíveis para o marketing. Até mesmo a propaganda pelo rádio, que já era vista como algo obsoleto, tem se mostrado tão importante quanto a TV ou displays online. Os diretores de marketing apontam também que o crescimento dos investimentos e das inúmeras ferramentas do que eles chamam de “Internet 2.0” (como redes sociais) podem acarretar o fim do telemarketing tradicional.
A pesquisa fora esquematizada pela Accentura, uma empresa multinacional que trabalha com serviços de Tecnologia da Informação (ou TI), consultoria de gestão e outsourcing, sendo considerada a maior empresa do mundo em consultoria de gestão. Atualmente, a empresa presta serviços para algo em torno de 75% das (aproximadamente) 500 empresas listadas na “Fortune Global”, sendo que dessas, 96 estão na “Fortune Global 100”.
O papel fundamental do Marketing Digital
Se por um lado, no marketing offiline, muitas vezes é impossível localizar e chegar exatamente até o público alvo almejado, com o Marketing Digital as empresas conseguem alcançar um nível de segmentação muito mais preciso do seu público. Esse tipo de marketing possibilita também selecionar mais de um público e segmentar a comunicação para cada espécie de audiência. Com as ferramentas existentes atualmente no mercado, se tornou muito mais fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários.
Dessa forma, viabiliza-se segmentar de forma mais específica as pessoas para quem a empresa deseja anunciar um produto, conteúdo ou serviço. Essa possibilidade permite que o empreendedor personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing. Por exemplo, se uma empresa escolheu segmentar suas ações para donos de pequenos mercados, isso propicia que ela faça anúncios e campanhas que respondam às questões e dúvidas específicas dessa comunidade.
Graças a essa possibilidade, o público se identificará bem mais com as ações e com a empresa, de forma que os resultados tendem a ser muito melhores. Enquanto no marketing off-line é comum ver pessoas recebendo panfletos oferecendo produtos dos quais não se interessam, ou e-mails que não conciliam com as necessidades desse consumidor, com o marketing digital esse tipo de erro é facilmente evitado.
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