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Marketing de Conteúdo se tornou uma ferramenta importante para alavancar os negócios

Atualmente, a estimativa é de que existam mais de 10 milhões de sites ativos apenas no Brasil. Diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, o Marketing Digital deixou de ser apenas uma opção para se tornar um investimento indispensável entre empreendedores. Dentro do universo de negócios virtuais, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para instigar o interesse das pessoas e, para atrair mais e mais clientes, essa vertente do marketing acaba sendo a chave.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Content Trends no país, 71% das empresas brasileiras já aplicam o marketing de conteúdo (ou CM). Aquelas que investem nessa estratégia afirmam que chegam a receber até o dobro de visitas e geram três vezes mais oportunidades de negócios que as demais companhias que ainda não adotaram o CM.

O marketing de conteúdo pode ser utilizado em diversos canais do universo de negócios, tais como: sites, blogs (através de artigos, vídeos e e-books), e-mail marketing e redes sociais. Para ser utilizado da maneira correta, é preciso primeiro delimitar e conhecer bem o público-alvo da empresa, para então produzir exatamente um conteúdo de interesse.

É importante salientar que não basta apenas escrever um texto em um blog ou postar algo nas redes sociais, é preciso ter conhecimento prévio sobre o público-alvo para saber como desenvolver a escrita, definir qual o melhor momento para a publicação, em qual canal e o melhor formato, além do objetivo que se pretende alcançar.

Além de ter um ótimo custo/benefício, já que se trata se uma estratégia barata, o marketing de conteúdo também é uma forma de dialogar com os seus clientes sobre determinados assuntos (que estão ligados à atuação da sua empresa), ganhar voz no mercado, mais confiança, ter influência na decisão de compra, divulgar a marca, adquirir novos clientes, melhorar o pós-vendas e ampliar a visibilidade da empresa.

Assim como produzir e disponibilizar o conteúdo, o monitoramento é igualmente importante e deve ser bem estruturado. Compreender e analisar o efeito causado pelo conteúdo no relacionamento com os clientes é fundamental, já que detectar e solucionar possíveis problemas o mais rápido possível fará toda diferença no resultado final do investimento.

O monitoramento vai depender, é claro, do tipo de canal escolhido, e deve ser feito diariamente para saber como o conteúdo será interpretado pelo público. Outra forma de fazer isso é acompanhar se houve aumento no número de vendas ou ampliação da carteira de clientes.

Marketing de Conteúdo deve se expandir ainda mais

Outra informação importante a salientar, é a magnitude da segmentação do marketing de conteúdo entre os funcionários de contas juniores e intermediários (e não apenas os executivos). Ainda que os funcionários de alto nível corroborem para o aumento das vendas, a pesquisa descobriu que aqueles responsáveis por contas em todos os níveis da empresa ajudaram a aumentar os prospectos quando o Marketing de Conteúdo contou com a sua participação.

O envolvimento com o marketing de conteúdo por parte dos funcionários de alto nível pode sim resultar em um aumento nas oportunidades conquistadas, mas isso não significa que os profissionais de marketing devam desprezar a participação daqueles que estão abaixo na hierarquia. Possivelmente, os funcionários de alto nível aturarão com base no aconselhamento dos mais juniores na hora de fechar contratos e, daqui algum tempo, quando tais funcionários forem promovidos, terão um vínculo mais positivo com a empresa.

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