Datas comemorativas sempre são ótimos momentos para alavancar as vendas do varejo. No Dia das Crianças, não poderia ser diferente, já que atrai ao comércio pais em busca de presentes para seus filhos. A boa nova é que muitos consumidores se mostram com alta intenção de compra no online e no meio físico. Por isso, o seu negócio deve contar com uma consultoria de SEO também para faturar nesse dia.
Seja no varejo físico ou no e-commerce, os negócios precisam de vendas para se manter. Hoje, diferentemente de anos atrás, é possível ter dados mais precisos que vão guiar suas estratégias para vender mais e melhor em qualquer data, aproveitando-se da oportunidade.
O que os dados mostram sobre o Dia das Crianças no varejo físico e digital?
Em recente pesquisa da empresa Opinion Box, até 58,1% dos brasileiros pretendem fazer compras no Dia das Crianças. Dos respondentes, 74,8% disseram que o maior motivo para realizar sua compra são promoções, e o segundo maior estímulo para adquirir um produto ou serviço é o preço.
A mesma pesquisa mostra que, na busca dos consumidores por presentes:
- 56,5% usam sites de busca — Google, Bing, Yahoo, entre outros;
- 41,4% pesquisam diretamente nos e-commerces;
- 39,5% usam comparadores de preço — Buscapé, Zoom etc;
- 34,8% acessam às redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter etc.
Atente-se ao primeiro dado — 56,5% usam buscadores. É nesse ponto que a consultoria de SEO é imprescindível para aproveitar o Dia das Crianças e fazer você alavancar de verdade suas vendas.
Quais são as estratégias de uma consultoria de SEO e marketing digital para o varejo?
O marketing digital, um dos pilares de qualquer novo negócio que queira crescer exponencialmente, com força e velocidade, precisa de estratégias na web.
SEO
O SEO, sigla para Search Engine Optimization (em português, Otimização de Motores de Busca), utiliza técnicas em textos, imagens e em sites para colocar a sua página no topo dos buscadores.
Com um investimento relativamente baixo, você chega a resultados sólidos em médio prazo. Tudo de forma orgânica, ou seja, sem pagar para fazer com que o seu negócio apareça na primeira página do maior buscador do mundo — o Google.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos também devem entrar como parte das ações para aproveitar o Dia das Crianças no comércio virtual e no varejo físico.
Essa tática demanda investimento constante, porém traz bons resultados. Principalmente, quando falamos em datas comemorativas, em que a disputa por ser encontrado rapidamente na web é ferrenha.
E-mail marketing
O seu negócio já vendeu para o cliente, ele gosta de sua loja e quer sempre ficar atualizado sobre novidades e produtos. O e-mail marketing é a ferramenta que vai fazer esse contato periódico com esse consumidor e muitos outros, na hora certa e do jeito certo.
Com uma base de e-mails segmentados, com consumidores e potenciais clientes, você dispara campanhas, promoções e conteúdos diretamente para a caixa de entrada deles. Mais proximidade que isso? Só no cara a cara.
Como a consultoria de SEO vai auxiliar o seu negócio?
A consultoria de SEO vai avaliar todas as informações do seu negócio, traçar uma estratégia que contemple seus objetivos e entregar soluções sob medida. Tudo feito por meio de um estudo aprofundado sobre o mercado em que o seu comércio atua, concorrentes e público-alvo.
Também, como o maior foco da consultoria, a pesquisa vai em busca de quais são as palavras relacionadas ao seu negócio, mais buscadas na web, a fim de que os conteúdos sejam trabalhados para atrair o máximo de clientes para visitar seu site e realizar compras.
Assim, todos os passos, que vão impulsionar as suas vendas e colocar a sua página no topo dos buscadores, são formatados de acordo com dados, e não “achismos”.
Para bater recordes de vendas no Dia das Crianças e em outras datas comemorativas, as empresas precisam contar com estratégias digitais para o seu negócio. Nesse meio, não se posicionar nos buscadores é sinônimo de sua página não ser acessada, por isso a importância de uma equipe especializada em consultoria de SEO.
Conheça a Consultoria Digital, focada em consultoria de SEO, marketing digital, redes sociais e tudo o que envolve o meio digital para o melhor posicionamento de sua página!
Confira também: Diferença entre (assessoria e consultoria)