Se você é um profissional de assessoria de imprensa ou tem um negócio, cinco livros te proporcionarão o conhecimento necessário para impulsionar sua atuação.
Afinal de contas, a assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem e na comunicação de várias empresas e personalidades. Saiba mais no artigo a seguir!
Qual o objetivo da assessoria de imprensa?
O objetivo da assessoria de imprensa é gerenciar a comunicação entre a mídia e o seu cliente, que pode ser uma organização ou pessoa pública.
Isso envolve criar e manter uma imagem positiva do assessorado, disseminar informações para a imprensa, responder jornalistas e lidar com crises de reputação. Dessa forma, a assessoria sempre busca transmitir mensagens para aumentar a visibilidade e a reputação do cliente junto a sua audiência.
Além disso, o assessor de imprensa facilita o relacionamento com jornalistas, a fim de construir uma rede de contatos e promover notícias favoráveis ao assessorado. Para isso, o assessor exerce as seguintes atividades:
- criar press releases e matérias para a imprensa, a fim de comunicar eventos, lançamentos de produtos, conquistas e assuntos de interesse do cliente;
- planejar estratégias para lidar com situações de crise, como escândalos ou comunicados oficiais, para minimizar danos na reputação da empresa;
- fazer clipping de notícias ou menções relacionadas ao cliente e analisar tendências, para avaliar a percepção pública;
- organizar coletivas de imprensa, conferências e outros eventos;
- preparar os porta-vozes de uma organização para entrevistas com a imprensa — ação também conhecida como media training.
5 principais livros sobre assessoria de imprensa
Sem dúvidas, entender o funcionamento da assessoria de imprensa beneficia tanto estudantes da área quanto empreendedores. Isso porque conhecer o papel da assessoria ajuda a entender as táticas usadas para promover empresas.
Livros sobre assessoria de imprensa são ótimos para aprender as práticas aplicadas nesta área de Relações Públicas. A seguir, conheça cinco livros essenciais para uma base sólida no setor e conferir exemplos do mundo real!
1. Assessoria de imprensa: teoria e prática, de Elisa Kopplin
Esse clássico de Elisa Kopplin oferece uma visão abrangente sobre o papel da assessoria no cenário atual. A autora combina fundamentos teóricos com exemplos práticos, como a elaboração de press releases.
Kopplin destaca o histórico do setor e a importância da comunicação estratégica, além de discutir desafios da ética enfrentados pelos profissionais da área.
2. Ferramentas digitais para jornalistas, de Sandra Crucianelli
Esse é um guia prático que explora as ferramentas digitais disponíveis para jornalistas no contexto contemporâneo. A autora aborda desde publicações em redes sociais até recursos de pesquisa e análise de dados, destacando como podem otimizar o trabalho.
Crucianelli também discute a importância da adaptação às novas tecnologias e as oportunidades que elas oferecem para a inovação na cobertura jornalística. O livro está disponível em PDF e de graça no Centro Knight.
3. Manual prático de assessoria de imprensa, de Samuel Mateus
“Manual Prático de Assessoria de Imprensa” é uma obra essencial para profissionais da comunicação e estudantes interessados em aprimorar suas habilidades
O livro apresenta uma abordagem clara e direta sobre as funções e responsabilidades de um assessor de imprensa, oferecendo orientações práticas para construir e manter relacionamentos com a mídia.
4. Uma assessoria de imprensa responsável na era digital, de Marguerite Hoxie
O livro aborda as transformações e desafios enfrentados por profissionais de comunicação na era digital. O livro enfatiza a importância da transparência, ética e adaptabilidade na assessoria moderna.
Hoxie também oferece ideias de como usar as ferramentas digitais de forma inteligente, gerenciar a reputação online e engajar o público por meio de inovação. Com exemplos práticos e diretrizes claras, a obra serve como um guia bem atual.
Saiba quais são os livros mais vendidos pelo mundo e se surpreenda
5. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia, de Maristela Mafei
Com vasta experiência, a autora revela os bastidores de crises na mídia, destacando o papel vital do assessor de imprensa para artistas e pessoas públicas.
Ela explora as nuances que diferenciam e, em certos casos, se assemelham às funções de relações públicas, oferecendo estratégias para profissionais já atuantes e para aqueles que desejam ingressar nesse campo.
Enfim, como você percebeu, colaborações com a imprensa e portais relevantes podem gerar notícias compartilháveis e assim ampliar a visibilidade da sua marca.
Para te ajudar nisso, você pode contar com o Universo de Negócios. Saiba como publicar seu release aqui!
Confira também: Descubra quais são as profissões do futuro 2030