Vinhos portugueses são premiados no concurso Bacchus 2018

A Bacchus International Wine Competition é uma importante e bem organizada competição de vinhos, que conta com o reconhecimento da Organization of Vine and Wine.

É um evento aberto aos maiores produtores mundiais de vinho, que durante quatro dias fizeram de Madrid a capital mundial do vinho ao reunir em um painel mais de 100 especialistas em vinhos, entre jornalistas, sommeliers, traders, enólogos e enófilos oriundos dos cinco continentes, que tiveram como tarefa degustar mais de 1.700 amostras e premiar os melhores vinhos do mundo.

A Bacchus é uma competição de alto nível técnico, na qual os jurados avaliam cada um dos elementos que compõem a elegância e o equilíbrio dos vinhos em prova, buscando premiar os melhores vinhos em cada categoria e tipologia, sem levar em conta o critério de preços médios de cada vinho para criar uma classificação prévia.

Outro diferencial da competição pode ser percebido na tarefa dos juízes, ou seja, na dinâmica empregada durante as degustações, que consistiu em pausas de 30 minutos entre as sessões de degustação. Esta medida visa evitar a extenuação do palato dos julgadores, que, muitas vezes, pode comprometer a avaliação das amostras.

A participação dos vinhos portugueses

A cada ano, a qualidade e as características ímpares dos vinhos portugueses vêm recebendo reconhecimento internacional. A produção vitivinicultora de Portugal alcançou grande valorização comercial, resultando no aumento do preço médio da garrafa e no respeito dos grandes players do mercado mundial de vinhos.

A participação dos rótulos portugueses em competições internacionais como a Bacchus tem servido tanto para consolidar a tradição dos vinhos portugueses, bem como promover a indiscutível qualidade da bebida, a fim de abrir as portas nos mais importantes países consumidores.

Na edição da Bacchus deste ano, em Madrid, os vinhos portugueses receberam comendas em 30 de seus rótulos das regiões viticultoras mais celebradas. Entre os vinhos premiados, Portugal conquistou 12 medalhas de Ouro e 16 medalhas de Prata.

Dos vinhos portugueses premiados, merecem destaque o rótulo Justino’s Madeira Colheita Malvasia de 1997, que alcançou a maior pontuação, conquistando a medalha Gran Bacchus de Ouro.

Foram premiados com a medalha Bacchus de Ouro vinhos produzidos nas regiões da Bairrada, dos Vinhos Verdes, do Alentejo e, o incomparável vinho do Porto, que, por décadas, tem sido o mais importante representante dos vinhos portugueses no mercado internacional.

Os melhores vinhos do mundo

A participação de Portugal na Bacchus 2018, mais uma vez, representou sua grande capacidade de produzir vinhos de grande qualidade e variedade. Desde vinhos tintos e encorpados a vinhos brancos e bem refrescantes, ou vinhos leves ou fortificados.

Por isso, mais que uma consolidação de mercado, os prêmios internacionais conquistados pelos vinhos portugueses vêm afirmar o amadurecimento dos processos da vinicultura desenvolvidos pelos produtores portugueses, e a sua apreciação pelos paladares mais exigentes do mundo.

E você tem a oportunidade de comprar os vinhos de Portugal diretamente do portal da Eno Gourmet Premium, e recebê-los no conforto de seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *