Portugal busca potencializar exportações para o Canadá visando atrair mais turistas

O setor turístico é um dos mais importantes para a economia de Portugal. Para se ter uma ideia, o turismo receptivo de Lisboa movimentou mais de 3,5 bilhões de euros em 2017. A cifra representa o dobro do resultado nacional da exportação da indústria calçadista.

Em 2017, o turismo português teve um crescimento que superou 10% em relação ao ano anterior, uma taxa duas vezes maior que o crescimento experimentado pela Espanha. O número de turistas em Portugal, no ano passado, foi três vezes maior que o número de turistas que visitou o Brasil no mesmo ano.

Em busca dos canadenses

Com números tão promissores, Portugal tem se tornado um dos destinos prediletos por turistas de todas as nações. Atualmente, o governo português e operadores do setor turístico almejam aumentar o número de turistas canadenses.

Tendo em vista este objetivo, uma das iniciativas tomadas é a visita oficial do primeiro ministro de Portugal, António Costa, ao Canadá. Em sua agenda oficial, o primeiro ministro passará pelas cidades de Ottawa, Toronto e Montreal. A expectativa de Portugal é que o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá encerre os principais entraves das relações comerciais entre os dois países, inclusive, facilitando as vias de exportações mútuas, atraindo potenciais investidores para o mercado português e ampliando a captação de turistas canadenses.

A razão para a iniciativa portuguesa é o conhecido potencial do turismo canadense que, entre 2013 e 2017, dobrou em sua movimentação financeira. Em contrapartida, Portugal tem muito a oferecer, tanto como exportador quanto como destino turístico. Em termos de exportações, o vinho português lidera absoluto as exportações nacionais para o mercado canadense, com uma taxa na ordem dos 44% do total da operação portuguesa, seguido pelo setor de calçados.

O potencial turístico português

O que não falta são razões para conhecer Portugal, um destino turístico por excelência. Anualmente, turistas do mundo todo visitam as terras portuguesas em busca de lazer, cultura e trabalho, ou, ainda, para conhecer a rica gastronomia lusitana.

A tradição de Portugal como grande produtor de vinhos é um dos maiores propulsores do turismo português. Muitos turistas vão a Portugal em busca da cultura envolvida nas tradições do cultivo das uvas e da produção dos vinhos com suas diversas tipologias, enquanto desfrutam do sabor e dos aromas dos vinhos de uma determinada região.

Em terras portuguesas, o turista tem a oportunidade de conhecer lugarejos com arquitetura medieval, cheios de tradições e histórias. Além disso, conhecer diferentes terroirs alojados em colinas, ou entre rios e montanhas. Também, experimentar as diferentes uvas em uma quinta mais charmosa que a outra, presenciar os processos de elaboração das vinícolas e, claro, degustar vinhos maravilhosos.

A Eno Gourmet Premium

Acesse para maiores informações de como comprar vinho online, A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa que, por meio de seu portal virtual, comercializa produtos tradicionais da culinária portuguesa, especialmente os mais tradicionais vinhos de Portugal. Tem como missão promover os rótulos dos melhores vinhos portugueses, bem como satisfazer seus clientes através do fornecimento de produtos de origem portuguesa com grande qualidade, estimulando, assim, o prazer da boa mesa.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *