Varejo tem crescimento de 6% em 2017 com previsão positiva para 2018

Com a crise que o Brasil está passando, o país teve uma queda muito brusca no índice de vendas nos últimos anos. Mas, no ano de 2017, tivemos uma boa notícia: o comércio brasileiro teve um crescimento de 6% nas suas vendas.

As oportunidades de emprego estão aumentando aos poucos no país e, consequentemente, a população está conseguindo pagar suas dívidas e começando a fazer compras, um costume que há alguns anos atrás era praticamente impossível de ser feito.

Um detalhe muito relevante nesse resultado do ano de 2017 foram as vendas que aconteceram no natal. Os brasileiros compraram mais presentes; esses presentes foram escolhidos de acordo com o que as pessoas queriam, e não com o que precisavam.

Outro ponto que também teve muita importância, além da escolha do presente não ser um produto que estava sendo uma necessidade, foi a forma de pagamento utilizada pelos brasileiros ao comprarem presentes de natal: o pagamento à vista.

Em porcentagens, quanto esse indicador aumentou? 

De acordo com informações do Serasa Experian, as atividades do varejo brasileiro teve um aumento de 5,6% na época de 18 a 24 de dezembro, isso sem levar em consideração a inflação. O Serasa afirma ainda que esse resultado não acontece desde o ano de 2011.

Além do aumento ter acontecido antes da semana do natal, ocorreu também no final da semana do natal. Houve um aumento de 0,8% no comércio do país inteiro, quando comparado com o mesmo período do ano de 2016.

Para ter uma noção do aumento das vendas nessa época em 2017, apenas em São Paulo, no período de 22 a 24 de dezembro, as vendas dos comércios subiram 5,2%, comparado com a mesma época do ano anterior.

 

Quais são as expectativas para o ano de 2018 

De acordo com os resultados apresentados no ano de 2017, o aumento anual ultrapassou 4% das expectativas das associações dos comércios para o ano de 2018. A intenção é fazer com que esses resultados continuem aumentando.

Entretanto, alguns pontos ainda preocupam as associações, que é a Copa do Mundo que vai acontecer este ano, e também, as eleições que podem interferir diretamente de forma negativa esses resultados.

 

Além dos comércios populares, os shoppings também tiveram resultados positivos no ano de 2017

 Depois de dois anos submergidos por uma crise total até mesmo na época de natal, os shoppings obtiveram ótimos resultados no natal do ano de 2017.

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, o aumento das vendas de natal rendeu um valor de R$51,2 bilhões, o que significa um crescimento muito favorável de 6% nas vendas.

Sem contar a época do natal, no ano de 2017 como um todo, os lojistas de shopping conseguiram faturar um valor de R$147,5 bilhões, que indica um bom aumento de 5%, se comparado com o ano de 2016.

Dentre os diversos tipos de comércios, um dos que mais apresentaram retornos positivos em 2017 foram os voltados para brinquedos e produtos infantis, como é o caso da loja É Pra Presente que conta com brinquedos para crianças de 7 anos, brinquedos para crianças de 5 anos e muitos outros produtos de excelente qualidade pelo melhor preço do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *