Segundo pesquisas, evangélicos serão maioria no Brasil em 2020

O Brasil, atualmente, apresenta um grande número de evangélicos, e a tendência é que esse dado continue em crescimento, de acordo com estatísticas apontadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Em 2010, a representatividade dos evangélicos chegava a 22% da população brasileira, e, em 2017, o número aumentou, chegando aos 27%, de acordo com o Latino Barômetro.  No momento, o Brasil ocupa a 4° posição entre os países com maior número de protestantes no mundo, segundo o Pew Research. 

Até o ano de 2020 não teremos outro censo oficial, mesmo com outros estudos periódicos que servem para mostrar tendências estatísticas. Tendo como base um desses estudos, o demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE afirmou que a tendência será mantida, tornando possível que, em 10 ou 15 anos, o Brasil não tenha mais uma maioria da população católica, e sim evangélica. 

Esses números passaram a ser tão altos que começaram a chamar atenção do mercado de consumo, o qual passou a se posicionar de uma forma diferenciada. Esse posicionamento foi adotado justamente para atender a esse público, com produtos, serviços e eventos direcionados para evangélicos. 

Isso pode ser visto com clareza no alto crescimento do mercado da música gospel, canais exclusivos de conteúdos evangélicos, espaços nas grades de programas de rádio e TV. Algo que não costumava ser tão comum há dez anos. Um dos maiores eventos evangélicos, atualmente, é a “Marcha para Jesus”. O evento já faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo. Neste ano de 2019, foram mais de 2 milhões de participantes, de acordo com os organizadores. 

As religiões no Brasil passaram a funcionar como enormes centros culturais, passando a determinar, na maioria das vezes, os hábitos culturais dos devotos. Com o aumento das denominações pentecostais e não pentecostais no país, a música gospel passou a ser o 3° gênero musical mais escutado, fazendo com que toda uma produção audiovisual passasse a se desenvolver, por exemplo, filmes famosos como “Os Dez Mandamentos” e “Nada a Perder”. 

Produtos, espaços diferenciados e eventos culturais não faltam dentro desse universo, todos com ofertas criativas e que chamam a atenção da população em geral. Um grupo de voluntários chamado Só Boas Novas – SBN, em parceria com o Circo Spacial, já realiza um evento evangélico diferenciado há alguns anos, com quadros circenses, de forma totalmente gratuita. 

O próximo evento será realizado no dia 30 de agosto de 2019, às 20h, sendo a sua 12° edição. O “Espetáculo da vida” é um evento com muita música gospel e artes circenses, e acontece a cada 3 meses. A programação chega a reunir quase 3 mil pessoas, e, de acordo com seus organizadores, já foram alcançadas pelo evento mais de 15 mil pessoas diferentes, isso em seus totais atuais 11 programas realizados. 
Para adquirir seu ingresso de forma gratuita pelo site do evento, basta acessar aqui!

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *