Segundo dados, setor da construção civil no Paraná tem expectativa de crescimento de 2% em 2018

De acordo com os dados levantados pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Paraná), o setor de construção civil do Paraná espera sair do vermelho em 2018 após quatro anos turbulentos com as dificuldades desde o ano de 2014.

A perspectiva de aumento é de 2% para o ano de 2018 em todo o país. Esse aumento faz reverter quatro quedas constantes, de 6% em 2017, 5,6% em 2016, 9,0% em 2015 e de 2,1% em 2014.

Segundo a pesquisa há duas causas que são de extrema importância para a retomada, são quedas na taxa de juros que torna fácil o crédito para os compradores, outro ponto é a volta dos investimentos no país.

Dados do IBGE

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no trimestre passado houve um aumento de 1,6% na Formação Bruta de Capital Fixo ao analisar todos os investimentos. O índice estava caminhando por 5 anos somente em queda.

A falta de estímulo dos consumidores ficou no passado, segundo o vice-presidente do Sinduscon-PR, pois os setores de vendas não se deparam mais com pessoas inseguras e que não têm certeza se poderão comprar futuramente.

A entrada no mercado da LIG (Letra Imobiliária Garantida) se mostra como uma grande esperança para a retomada do setor. As LIGs estão sendo realizadas para que seja garantida a entrada do capital estrangeiro no setor, diz o presidente do Sinduscon-PR.

Calculando o custo da reforma em uma casa

Quando se pensa em reforma de casa ou apartamento, logo vêm à mente como fazer cálculo dos custos que envolvem toda a obra. Primeiro deve-se pensar em realizar um cálculo da melhor forma possível. Essa é uma opção para não gastar o capital em produtos desnecessários.

Antes de pensar nos cálculos a serem gastos com a reforma, é ideal ver quais as partes de sua casa ou apartamento serão mudadas, lembrando que é necessário antes ter certeza de como serão essas modificações. Tais questões, se forem bem planejadas, poderão ajudar a saber qual será a dimensão da obra.

É muito importante não ficar apreensivo sobre o que pensa em fazer. Para cada cômodo da casa o correto é fazer um planejamento para o espaço envolvido na reforma. Com o projeto em mãos, isso ficará muito mais fácil e ajudará a manter todo o controle em andamento. Evite mudanças em último momento.

Calculo da obra por metro quadrado

O cálculo por meio de metro quadrado ainda é a melhor opção, mas é sempre bom pesquisar valores dos produtos e quais os serviços em sua região e criar uma estimativa de preço. Segue abaixo alguns quesitos que devem ser levados em consideração:

  • Impostos e liberação da prefeitura;
  • Mão de obra e materiais;
  • Complexidade de reforma e acabamento.

Procure fazer orçamento com profissionais da área. Além de te orientar, eles vão acompanhar todo o desenvolvimento da sua obra e mostrar quais os materiais em que você poderá investir o seu dinheiro.

Para quem está pensando em reformar a casa, escritório ou apartamento, a PisoAqui é um site que trabalha no segmento de reformas e conta com uma linha de produtos extensa, desde pisos laminados Londrina até outros produtos de ótima qualidade.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *