Portos do Paraná conseguem números positivos em movimentação de cargas no mês de junho

De acordo com a divulgação da empresa pública Portos do Paraná, o movimento do mês de junho nos Portos de Paranaguá e Antonina foi de 5,3 milhões de toneladas no que diz respeito a cargas. Segundo a instituição, esse ano o resultado apresentou 15% a mais que o alcançado no mesmo período de 2018 que, no mesmo mês, movimentou 4,6 milhões de toneladas. 

Conforme a divulgação feita pela Portos Paraná, uma média de 68% desse montante foi destinado à exportação, apresentando aumento na movimentação de grãos. De acordo com o diretor de operações, os granéis sólidos de exportação apresentaram avanços mais relevante. 

O diretor afirma que, em 2018, no período de junho, o aumento ficou um pouco acima dos 3,1 milhões de toneladas sobre os granéis sólidos. No entanto, no mês seis deste ano, houve um crescimento de 3,8 milhões. Dentre os produtos, o milho foi o que fez a diferença. 

Nessa mesma época durante o ano de 2018, não houve nenhum movimento do item em questão. Já em 2019, no mesmo período, exportou-se mais de 795 mil toneladas do produto.

Derivados de petróleo são destaque de exportação

Segundo a mesma instituição, a exportação dos derivados de petróleo ocupou lugar de destaque (líquidos), e o produto registrou crescimento de 84%. No último mês, em junho, foi registrado que aproximadamente 58,7 mil toneladas do item foram exportadas. Em relação ao mesmo período de 2018, o avanço foi de 31,9 mil (TN).

De acordo com os resultados divulgados pela Portos Paraná, houve queda de 22% na importação dos derivados de petróleo no sexto mês de 2018, foram registradas 301.517 toneladas importadas. Neste ano, em contrapartida, durante os trinta dias do mesmo período, registrou-se 233.820 toneladas.

Quanto aos fertilizantes, o aumento foi de 929.688 (TN) importadas no último mês do primeiro semestre de 2019 contra 866.640 de um mês antes. Antonina teve crescimento de 143% em relação a movimentação de adubo. O mês de junho de 2019 apresentou um total de 35.482 toneladas importadas. Nesse mesmo período de 2018, a movimentação desse produto foi de 14.585 toneladas.

De acordo com os dados divulgados, Antonina registrou um total de 119%, mostrando o mês de junho com mais movimentação que os anteriores. Só neste ano de 2019, foram 79.063 toneladas, incluindo açúcar em saca e farelo de soja não transgênico destinados à exportação, além de fertilizantes. A movimentação de junho de 2018 foi de 36.117 TN.

No caso de Carga Geral no Porto de Paranaguá, ocuparam esses mesmos produtos uma posição de destaque devido ao aumento de 12%, registrando 973.068 toneladas no fim do primeiro semestre de 2019, frente a 872.387 toneladas em relação ao mesmo período de 2018. 

Os aumentos foram mais relevantes no movimento dos contêineres, registrando um aumento de 29%. A movimentação diz respeito a 76.245 unidades nesse mesmo mês, enquanto junho de 2018 registrou 58.967.

Importância de investir em equipamentos com qualidade

É importante ressaltar que operações como essas nos portos são muito dependentes de equipamentos modernos e resistentes que permitam a segurança da carga e da pessoa responsável em conduzi-la até o seu destino.

No Brasil, a indústria se move por meio dos seus diversos produtos sendo transportados. Esse transporte é liderado por empresas do segmento, que contam com equipamentos para transportes, modais, entre outros. 

Para que esse tipo de atividade aconteça, é preciso pensar nos equipamentos que serão utilizados, assim como os que constituem a essência da Polifitema.A Polifitema é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos de segurança, como o gancho para amarração de carga. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas.

Publique seu trabalho através de portal para divulgação de releases

O Universo de Negócios é um portal para publicar releases, por meio do qual é possível divulgar conteúdos relevantes sobre comércio, indústria, economia, entre outros.
Navegue pelo site para saber mais informações sobre o portal que divulga releases.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *