Pesquisa mostra que moda sustentável avança a passos curtos

A repercussão de que a moda pretende ser um nicho mais sustentável veicula há algum tempo. No entanto, de acordo com 75% dos especialistas do setor, alcançar esse objetivo é quase impossível, levando em consideração as estratégias da indústria da moda atuais. Ou seja, por mais que exista a pretensão de mudança para uma moda sustentável, estima-se que a moda poderá ser sustentável somente daqui a, aproximadamente, 16 anos.

Segundo pesquisas, no ano de 2018, ocorreu um aumento de 66% na procura pela moda sustentável. Contudo, a realidade é que essa mudança não vai acontecer em curto prazo. A pesquisa realizada pelas consultorias 4CF e Future Impacts mostrou que 25% dos entrevistados do setor que acreditam na mudança da moda com práticas sustentáveis calculam que o impacto real será notado em 21 anos e meio.

O longo prazo está diretamente relacionado com o cenário atual da moda. Os tecidos como fibra sintética e o poliéster, muito utilizados no setor, levam 200 anos para se decompor no meio ambiente. Para produzir o poliéster, são usados 70 barris de petróleo por ano. Esses são apenas alguns dos principais motivos da moda ser considerada a 2ª indústria mais poluente no mundo, ficando atrás apenas do setor de óleo e gás. 

Ainda não é possível dizer que o primeiro passo para a mudança foi dado, mas um fator importante já aconteceu: a conscientização e reconhecimento que a indústria precisa mudar enquanto há tempo de cuidar da natureza. De acordo com as informações da pesquisa de impacto do Instituto C&A, as partes e marcas que possuem interesse na mudança estão traçando um plano de ação para atingir um bom resultado.

O meio ambiente precisa de atenção e cuidado há algum tempo, e cada vez surgem mais cobranças relacionadas ao assunto. A mudança da moda sustentável é lenta, porém, muitas empresas, indústrias e consumidores já adotaram a sustentabilidade nos últimos anos e o tema ganhou muita força! A pressão da sociedade também é uma questão relevante que está fazendo com que a indústria da moda e outras repensem suas ações.

A mudança que está em curso irá enfrentar muitos obstáculos. Entre eles, destaca-se as péssimas condições de trabalho, especificamente no início da produção, como nas oficinas de costura, confecções de roupas e plantação de algodão. Sendo assim, o esforço deverá vir de todas as partes envolvidas no setor: fábricas, marcas, governos e consumidores.

De acordo com o estudo, para que a mudança realmente aconteça, será necessária uma ação radical da parte de todos os envolvidos citados. Alguns exemplos são o uso de tecidos sustentáveis, o controle de poluição por meio de relatórios detalhados e, principalmente, o fator humano: a melhora na condição de trabalho diretamente relacionada aos direitos humanos, dos funcionários na cadeia de produção.

A loja de cueca online Cueca Store, foi desenvolvida para atender seus clientes da melhor forma, oferecendo uma experiência de compra satisfatória. Os produtos são de qualidade e as entregas realizadas sempre no prazo prometido. Acesse e confira os diversos e estilosos modelos de roupas íntimas oferecidas, como cuecas boxer, sungas, meias, samba canção e pijamas! Para os homens que gostam de comprar cueca e pijamas sem sair de casa, a Cueca Store oferece essa comodidade com total segurança!

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta