Pesquisa aponta que 95% das pessoas têm intenção de comprar carro

Dentre os modelos mais desejados para a compra, destacam-se os SUVs

Seja adquirindo os carros à venda em Jundiaí e região, ou em qualquer outro local do Brasil, o interesse em adquirir um veículo é alto entre os brasileiros. É o que mostra a pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pela Webmotors. De acordo com o levantamento, 95% das pessoas possuem interesse em comprar carro. Na comparação com o último ano, o interesse em adquirir ou trocar um veículo permanece estável em 2022 – tendo apenas um ponto abaixo, em 2021. Ainda, a intenção de comprar carros usados e seminovos continua crescente.

A pesquisa foi feita com 2.426 consumidores da Webmotors espalhados por todo o Brasil (89% homens, com idades entre 36 e 45 anos). Alguns outros números sobre os participantes da pesquisa são: a maioria é da região Sudeste (59%), Sul (18%) e Centro-oeste (11%). O público feminino, na comparação com o último ano, aumentou 2 pontos percentuais (10%). 

Durante a pesquisa, 77% dos entrevistados possuíam um ou mais veículos e 23% não tinham carro. Dentre os donos de veículos, a intenção de compra de um usado, neste ano, cresceu 4 pontos percentuais, chegando a 85%. Para o público que respondeu não possuir veículo, 93% tinha intenção de compra, um avanço de 5%. Além disso, a pesquisa ainda revelou que apenas 16% dos entrevistados realizaram uma compra ou troca de veículo.

“Acompanhamos, durante o ano, o aumento na compra de veículos usados e seminovos em resposta à falta de abastecimento de peças para as montadoras. Acreditamos que esse setor deva se manter aquecido até, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2022, quando as montadoras esperam normalizar a produção”, afirma o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, salienta a importância da realização da análise, para identificar como o consumidor se comporta atualmente. “Buscamos entender quais são as necessidades do consumidor e identificar as tendências ou padrões. Acompanhamos de perto todas as movimentações no setor para termos um melhor entendimento do comportamento dos consumidores”, diz. 

Leia também: Multa em faixa contínua

Formas de pagamento

No momento da compra, 84% dos respondentes têm a intenção de oferecer o carro atual como forma de pagamento. Outros números e alternativas de pagamento que surgiram foram: financiamento parcial (57%) e total (8%) em destaque (65%), em comparação ao 31% dos que pagariam à vista; na sequência, 4% fariam um consórcio ou leasing. Em relação àqueles que não possuem carro, 41% escolhem o crédito parcial, 27% à vista e 26% optam pelo crédito total.

“Embora haja diferenças entre as formas de pagamento desejadas por usuários que têm ou não um carro, ainda vemos um cenário de desconfiança quanto à economia, com aumento de até 4 pontos percentuais na intenção de comprar o carro à vista – no caso daqueles que têm carro – para não acumular dívidas longas”, comenta Jurcevic.

Veja também: Dados sobre carros financiados usados

SUVs são os preferidos

Quando o assunto são veículos, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras 2022, desenvolvida pela Webmotors e publicizada no evento on-line Conexão Anfavea, os SUVs são os preferidos entre os consumidores que querem trocar de veículo neste ano. Além disso, a pesquisa ainda mostra que os hatches são os mais buscados entre as pessoas que não possuem carro, mas querem comprar um. O estudo contou com a participação de 2.439 usuários da Webmotors, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2021.