O gosto do consumidor de vinho pode mudar ao longo do tempo, mostra estudo

O Instituto de Negócios do Vinho, da Sonoma State University, divulgou o resultado de um estudo realizado entre os meses de março e abril deste ano. A finalidade era a de mostrar como o gosto dos consumidores de vinhos se altera com o passar do tempo.

Na pesquisa, foram entrevistadas 422 pessoas, que tiveram de responder apenas três perguntas a respeito de sua relação com os vinhos:

  • Suas preferências relacionadas à bebida mudaram assim que passou a consumir o vinho?
  • Conforme a relação abaixo, qual o tipo de vinho era o seu preferido quando começou a beber?

A – Vinhos Brancos meio-doces ou doces

B – Vinhos Brancos secos

C – Vinhos Rosados secos

D – Vinhos Rosados secos meio-doces ou doces

E – Vinhos Tintos meio-doces ou doces

F – Vinhos Tintos secos

  •  Considerando as opções acima citadas, qual o tipo de vinho é o preferido no seu conceito atualmente?

Resultado da pesquisa

Segundo o estudo levantado, na primeira pergunta, 69% dos consumidores responderam “sim” e 31% “não”. A conclusão é de que o gosto muda bastante com o passar do tempo entre homens e mulheres, independentemente da idade.

As respostas das perguntas dois e três foram as seguintes:

A – Vinhos Brancos meio-doces ou doces – 32%, anteriormente – 11%, hoje;

B – Vinhos Brancos secos – 12%, anteriormente – 16%, hoje;

C – Vinhos Rosados secos – 5%, anteriormente – 4%, hoje;

D – Vinhos Rosados secos meio-doces ou doces – 22%, anteriormente – 8%, hoje;

E – Vinhos Tintos meio-doces ou doces – 14%, anteriormente – 24%, hoje;

F – Vinhos Tintos secos – 14%, anteriormente – 37%, hoje.

Conforme os resultados acima, as pessoas tendem a iniciar com os vinhos mais doces e progredir para os mais secos, de preferência os tintos e brancos, devido à uma adaptação do seu paladar para o consumo dessa bebida.

A categoria “A”, dos brancos meio-doces ou doces, é a preferência para iniciar, enquanto a “F”, dos tintos secos, apresenta o maior o índice de migração para esta bebida.

A “E”, dos tintos meio-doces ou doces, superou as demais com crescimento bastante relevante. De acordo com a pesquisa, tal resultado está relacionado com o aumento da produtividade dos tintos meio-doces no mercado norte-americano, onde foi realizado o estudo.

Tradição dos vinhos portugueses

Como muitos já sabem, Portugal é um dos maiores produtores de vinho em todo o mundo atualmente, mas pesquisas apontam que isso foi possível devido a um investimento muito grande para uma maior qualidade da bebida.

Os estudos confirmam que, por conta de grandes mudanças sociais e políticas, Portugal alavancou economicamente e, dessa forma, conseguiu investir na produção do vinho, no entanto mantendo a técnica tradicional.

A finalidade de aumentar o investimento era conquistar novos apreciadores da bebida mundialmente, o que funcionou muito bem e colocou o vinho português em um lugar de destaque que se mantém até os dias de hoje e deve ficar assim por muito tempo.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa que trabalha com grandes variedades de vinhos portugueses, todos produzidos com uvas da melhor qualidade, além de contar com as mais diferentes marcas. A Eno Gourmet Premium também possui um site, onde é possível comprar vinho online. Seu maior objetivo é inovar sempre para melhor atender os seus clientes.

 

Mostre seu empreendimento em um divulgador de notícias

Para gestores que pretendem divulgar o seu empreendimento, o ideal é procurar por um divulgador de notícias que possa trazer ótimos resultados aos clientes.

O Universo de Negócios é um portal que trabalha na divulgação das mais importantes notícias. A empresa atende instituições de diversos segmentos e portes. Sua prioridade é a de manter todos os seus usuários sempre bem informados.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *