Especialistas internacionais avaliam mais de 1.300 vinhos portugueses

Na semana de 14 a 18 de maio último, as instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), na cidade de Santarém, em Portugal, sediaram o Concurso Vinhos de Portugal (Wines of Portugal), uma importante competição de vinhos organizada pela ViniPortugal.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma das iniciativas da ViniPortugal para promover os vinhos portugueses e o país como grande produtor de vinhos de qualidade. ViniPortugal é uma entidade interprofissional portuguesa que tem por finalidade a promoção do mercado vitivinicultor português e os vinhos finos que são produzidos em suas terras.

Nos cinco dias de competição, concorreram amostras de mais de 1.300 vinhos portugueses, representando 372 produtores. Os vinhos foram avaliados por um corpo de jurados formado por 160 especialistas em vinhos, entre enólogos, jornalistas e sommeliers reconhecidos internacionalmente. Sendo que 30 deles eram especialistas estrangeiros e de renome no mercado mundial de vinhos.

A forma da competição

A primeira etapa do Concurso Vinho de Portugal consistiu em avaliar os vinhos por meio de uma prova cega. O júri composto por especialistas do mercado do vinho degustou, a cada dia, 435 rótulos, apresentados às cegas, sem identificação. Cada uma das taças era numerada e os jurados, após a degustação, destacavam as amostras desenvolvendo a classificação de cada uma delas, conforme as principais características buscadas em cada categoria. Apenas no final da etapa é que os vinhos foram identificados e as classificações foram validadas.

Após os resultados classificatórios das provas da primeira etapa, o Grande Júri do Concurso passou a escolher os rótulos para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano, as principais comendas da competição.

Os grandes premiados

Mais uma vez, a capacidade de Portugal como grande produtor de vinhos de qualidade voltou a ser enaltecida durante o Concurso Vinhos de Portugal. Um total de 369 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 126 de Ouro e 207 de Prata atestam a excelência dos vinhos portugueses.

Douro foi a região que mais recebeu medalhas de Grande Ouro, conquistando 7 medalhas, seguido pela região do Dão, com 6 medalhas, e pela região do Alentejo, com 5 medalhas. Além das grandes comendas, entre os vinhos premiados estavam representantes das regiões do Porto, dos Vinhos Verdes, do Tejo, da Beira Atlântico e do Minho. Dentre os vencedores destacamos as categorias:

O Melhor do Ano

  • Touriga Nacional Tinto (2015) DOP Douro – Quinta do Crasto

O Melhor do Ano Licoroso

  • DR Porto 30 Anos – DOP Licoroso Porto – Vinícola Agri-Roncão

O Melhor do Ano Vinho Tinto

  • Passadouro Reserva Tinto (2015) – DOP Douro – Quinta do Passadouro

O Melhor do Ano Vinho Branco

  • Private Selection Branco (2016) – Alentejano – Esporão

O Portal Eno Gourmet Premium

Se você tem interesse nos premiados vinhos portugueses e saber como comprar vinhos online, recomendamos o portal da Eno Gourmet Premium, uma empresa portuguesa que comercializa os melhores vinhos portugueses. Entre os melhores vinhos de Portugal, escolha os rótulos que mais agradam ao seu paladar e compre-os online.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *