Fisioterapia pode auxiliar em problemas de equilíbrio

Por meio do equilíbrio, uma pessoa consegue manter-se em pé, sentada e também em movimento. Porém, com o passar do tempo, tanto pessoas idosas quanto adultas estão sujeitas a desenvolver algumas alterações funcionais, o que pode ocasionar quedas e fraturas.

Um dos primeiros pensamentos que podem vir à mente de muitas pessoas é: “será que estou com osteoporose”, “falta de cálcio”? Nem sempre. Quem nunca sentiu aquela sensação de estar tudo girando a sua volta ao se levantar da cama e tonturas mesmo estando em pé?

De acordo com otorrinolaringologistas, o certo é procurar um médico, pois ele é a pessoa indicada para levantar as causas dos sintomas que podem ser várias.

Segundo os profissionais, dentre as diversas causas, o metabolismo, a postura do paciente, problemas vasculares e possíveis infecções podem estar relacionados a esses sintomas. Por essa razão, advertem a importância de procurar imediatamente um médico.

Saiba como a fisioterapia pode contribuir com os problemas de equilíbrio

Segundo fisioterapeutas, a fisioterapia pode ser uma ótima aliada no tratamento do equilíbrio. Com exercícios fisioterapêuticos e demais manobras, o paciente pode não ter a necessidade de tomar medicações.

Ainda, afirmam que os exercícios colocam de volta os cristais que ficam alojados dentro do labirinto, que é a região responsável pelo equilíbrio, contida dentro do ouvido, quando não estão no lugar em que deveriam estar. Esses cristais são os causadores das sensações de vertigem e tontura.

É muito importante procurar um médico para que ele possa investigar por meio de exames o porquê de tais sintomas. Após a descoberta, o paciente pode encaminhar o paciente para a fisioterapia se o caso exigir a prática do profissional terapêutico para realizar o tratamento adequado.

Importância de prestar atenção aos sinais de disfunções de equilíbrio nas crianças

Com a saúde das crianças não se brinca, pois é muito importante estar sempre atento ao comportamento diário dos pequenos, já que eles nem sempre sabem explicar o que sentem, ou até o fazem, mas não com tanta exatidão.

Nas crianças, os sinais de disfunções de equilíbrio podem estar relacionados a frequentes quedas, baixo rendimento escolar, xixi na cama, vômitos, medo de escuro e utilizar brinquedos que se movimentam. Esses são sintomas que podem passar despercebidos pelos pais, professores e até mesmo pelas crianças e, por isso, é primordial estar atento.

A demora na identificação dos sintomas poderá ocasionar maiores problemas, como atraso no desenvolvimento motor da criança. Em casos mais graves, o labirinto pode ser afetado por uma infecção e levar o paciente a sentir vertigens mais fortes: a tão conhecida labirintite.

De acordo com médicos, a situação não é muito frequente, mas os pacientes podem confundi-la com uma simples tontura, o que, consequentemente, pode atrasar o tratamento e agravar os sintomas.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em vários serviços de reabilitação e prevenção de lesões. A clínica conta com uma equipe de especialistas habilitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas. Quando precisar de serviços de fisioterapia na Vila Olímpia, a Clínica SM Care é a mais indicada para um atendimento de alta qualidade.

 

COM DIVULGADOR DE NOTÍCIAS É POSSÍVEL PUBLICAR RELEASES DE FORMA EFICAZ

O Universo de Negócios é um portal para divulgar release, ele tem como prioridade divulgar e levar ao seus clientes assuntos relevantes de todos os temas. Para publicar seu release bastar preencher nosso formulário de contato.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *