Estudo mostra que ter plantas no ambiente de trabalho pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Hyogo, no Japão, mostrou que plantas no ambiente de trabalho podem servir muito mais do que para, apenas, decorar o ambiente. O estudo concluiu que a presença delas pode, entre outros benefícios, reduzir o estresse diário.

O experimento foi realizado com funcionários de uma empresa elétrica local e indicou que a frequência do pulso dos colaboradores, coletada em dois períodos distintos, variava após a colocação dos vegetais próximos a eles.

A planta no ambiente de trabalho foi capaz de diminuir os batimentos cardíacos, o que levou os estudiosos a concluírem que investir nesses elementos da natureza pode reduzir o estresse fisiológico e psicológico dos funcionários, além de decorar o local e torná-lo mais humanizado.

Plantas são capazes de filtrar o ar, além de combater o estresse

De acordo com os estudiosos, o estresse criado no local de trabalho virou uma questão de saúde para o mundo corporativo. Ainda que algumas pesquisas já tenham indicado a importância da presença de plantas nos mais diversos ambientes, o estudo da Universidade de Hyogo parece ser o primeiro a se dedicar exclusivamente aos lugares onde as pessoas passam grande parte do tempo: empresas e escritórios.

Hoje, considera-se que as plantas são capazes, inclusive, de filtrar o ar dentro do escritório, tornando o local mais fresco, além de serem responsáveis pelo nível de umidade do ar e se tratarem de elementos que aproximam homens e mulheres da natureza, aumentando ainda mais o bem-estar de colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Em suma, plantas podem estimular a tranquilidade e o relaxamento, além de trazer consciência ecológica aos colaboradores.

Há diferentes tipos de plantas que se adaptam aos escritórios

De acordo com especialistas, há algumas espécies diferentes de plantas que podem ser alocadas em escritórios para reduzir o estresse local. São elas:

Clorofito

Essa planta é ótima para escritórios localizados em cidades de temperaturas elevadas. Ela não precisa de muita iluminação para se desenvolver, de forma a dispensar a incidência solar direta, sendo ótima para ambientes fechados e perfeita para escritórios localizados em cidades mais quentes.

Ainda assim, o ideal é deixar que o clorofito obtenha um pouco de luz solar uma vez ao dia, mas não é preciso mantê-lo exposto diretamente ao sol.

Babosas

Outra bela espécie de planta para se cultivar em um ambiente empresarial é a babosa, também conhecida como aloe vera. Adaptada a ambientes mais secos, ela pode passar 10 dias sem a necessidade de receber água.

Samambaia

A samambaia é uma espécie já muito utilizada em vasos suspensos em prédios residenciais, mas o que muitos não sabem é que a sua folhagem longa e volumosa pode combinar com ambientes corporativos também.

Além de vistosa, a samambaia não precisa de muitos cuidados; basta deixá-la à meia-sombra. Uma sacada fechada, por exemplo, é um ótimo lugar para acomodar essa planta.

Suculentas

Há algum tempo, as suculentas se tornaram as favoritas de pessoas que não possuem tempo para jardinagem, assim como para escritórios que não querem ter que se preocupar com as plantas. A quantidade de água nas raízes e folhas da suculenta faz dela um vegetal extremamente resistente.

O único cuidado de que necessita diz respeito ao excesso de água, que pode fazê-la murchar. Ela também deve tomar sol de tempos em tempos, mas, no geral, é bastante autossuficiente.

Palmeira-leque

A palmeira-leque é uma planta de crescimento lento, sendo perfeita para vasos em salas. Ela demanda um lugar iluminado, e suas folhas devem ser molhadas quando as temperaturas estão muito altas. Com poucos cuidados, ela certamente pode se desempenhar muito bem em um ambiente empresarial.

Arquitetura pode ajudar escritórios a se reinventarem com plantas no ambiente de trabalho

Para além dos aspectos decorativos, as plantas no ambiente de trabalho contribuem para o bem-estar e combate ao estresse dos funcionários. Hoje, a arquitetura corporativa pode auxiliar empresas a incorporarem bons hábitos, principalmente após a pandemia, quando elas precisarão se reinventar, fazendo com que os projetos paisagísticos com vegetação sejam alguns dos mais visados.

A Plantar Ideias nasceu, justamente, para aliar arquitetura corporativa a projetos de design biofílico, a fim de trazer elementos da natureza para dentro de lugares que precisam de mais tranquilidade. Ao navegar pelo site, é possível conhecer mais sobre os projetos da Plantar Ideias e como ela pode auxiliar empresas após a pandemia.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!