A escolha correta do berço e demais móveis garante a segurança do bebê

Quando nos referimos aos itens para bebês, o que vem à nossa mente são coisas bonitas e extremamente fofas. Contudo, é importante pensar em primeiro lugar na segurança que esses itens vão proporcionar ao bebê.

Por essa razão, é essencial comprar móveis que possuam qualidade e que sejam confiáveis, garantindo, dessa forma, a segurança do bebê. Isso vale para todos os móveis do quarto, principalmente o berço.

Existem muitos modelos disponíveis no mercado, e isso, muitas vezes, deixa os pais em dúvida entre qual escolher. Mas saiba que existem normas de segurança para berço e tendo-as como parâmetro é possível fazer a escolha correta e que irá proporcionar conforto e segurança simultaneamente.

A importância da escolha dos móveis do quarto do bebê

A escolha certa dos móveis para o quarto do bebê será feita se for levado em consideração sua segurança e funcionalidade, algo que vai muito além de serem somente bonitos. O quarto do bebê precisa ser funcional e, durante os primeiros anos, essa funcionalidade será voltada primordialmente para os pais.

Quando for montar o quarto do bebê, a primeira coisa que precisa ser levada em consideração é a segurança. É importante pensar que o crescimento do bebê acontece de maneira rápida e logo ele estará engatinhando. Por esse motivo, o tipo de piso, posicionamento das tomadas e interruptores e a circulação são aspectos a serem estudados no planejamento.

No momento de comprar os móveis e itens que irão decorar o quarto, procure fazer uma clara distinção entre necessidade e decoração, bem como a beleza. É necessário pensar a longo prazo, sempre tendo em mente que os itens precisam oferecer praticidade, funcionalidade, conforto e segurança.

Os móveis do quarto do bebê

A quantidade de móveis vai variar conforme o espaço do quarto e também o orçamento separado para esse projeto. Se o quarto for pequeno, não coloque itens demais, isso vai atrapalhar a circulação de ar e, muito possivelmente, a iluminação. Entretanto, é importante se atentar aos móveis essenciais e que proporcionem os aspectos essenciais já citados.

  • Cômoda: nesse móvel, é possível colocar itens de higiene, guardar roupas e sapatos e além disso apoiar o trocador. Se for uma possibilidade, posicione prateleiras acima da cômoda, isso vai ajudar na organização dos acessórios, fraldas e outros objetos.
  • Poltrona de amamentação: se estiver dentro do seu orçamento, esse móvel pode ser muito útil para as mães durante o dia e noite, nos momentos em que vão estar amamentando os bebês. Escolha um tecido que seja fácil de ser higienizado, dando preferência a cores neutras.
  • Guarda roupa: se escolher um modelo que acompanhará o crescimento do bebê, a vantagem é muito maior. E esse móvel possui mais espaço, contribuindo na hora da organização das roupas.
  • Berço: o berço é o móvel mais importante do quarto do bebê, ele precisa ser seguro e confortável, além de esteticamente agradável.  Para garantir essa segurança, existem as normas de segurança para berço. Elas garantem que a escolha do berço seja correta e funcional.

Os berços são encontrados normalmente nas medidas 1,30m x 0,70m. Essas medidas são um padrão americano. Algumas vezes, sofrem variações, sendo 1,30m x 0,60m. É essencial estar atento às bordas, conferindo todas, se são arredondadas ou achatadas. Não podem conter farpas, rebatas ou qualquer tipo de defeito nas hastes. Isso também precisa ser verificado nas pontas do berço.

Outro ponto é o espaçamento entre as grades, ele não pode ser maior que 6,5 cm. O espaçamento entre o colchão e a lateral do berço não pode ser maior do que 3 cm. Com o uso dessas medidas é possível evitar que o bebê prenda seus membros nos espaços e acabe se machucando.

É importante medir a altura do estrado na sua altura máxima. Quando abaixado, a altura entre o topo e a base do berço precisa ter 60 cm, isso irá evitar saltos do bebê quando ele estiver maior.

A escolha do colchão é algo importante também, é necessário que ele apresente 12 cm de altura, densidade 18 e que, quando encaixado no berço, possa manter um espaçamento máximo de 3 cm entre a grade e o colchão, oferecendo segurança e conforto ao bebê.

O berço e os outros móveis precisam ter o selo de qualidade e aprovação. O selo do Inmetro é um comprovante de testes de qualidade realizados naquele produto. Ele verifica desde a resistência e durabilidade até o nível de estabilidade, tratando-se, portanto, da garantia que o produto será seguro e confiável.

Mobília funcional e de qualidade é essencial para o quarto do bebê

A TulipaBaby é uma empresa que oferece todos os itens para montar o quarto do bebê o mais funcional possível, com qualidade e, principalmente, garantindo a segurança. Tanto na loja física quanto na loja virtual, os pais encontram móveis adequados e com selo de segurança.

Preocupada com a segurança e o conforto das crianças, a TulipaBaby desenvolveu uma nova linha: Kit Anti-tombamento. Essa linha conta com recursos exclusivos para impedir possíveis acidentes, além do berço multifuncional desenvolvido pela empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *