Diferenciando um texto para blog de um release

Acompanhe as principais diferenças entre blogs e releases, e por que é importante contar com divulgador de notícias para promover um texto.

Blogs e releases são muito populares, porém contam com objetivos iniciais bem diferentes. Confira as principais características de cada tipo textual e por que são importantes para otimizar sites.

O que é o blog

O blog é uma plataforma muito popular. Por ser mais simples e fácil de lidar do que os sites (e também por ser gratuito), leva muitas pessoas a se interessar e criar conteúdo em seus próprios blogs.

Ao considerar que a principal ferramenta de comunicação dentro de um blog é o texto, quem pretende ingressar nesse meio deve se acostumar a praticar a escrita para conteúdo de blog.

 

  • A estrutura de um texto para blog (como escrever)

 

De nada adianta escrever um texto na linguagem formal se o público-alvo for composto, em sua maioria, por adolescentes.

É fundamental conhecer bem o público, principal para fornecer as informações de forma mais plena e clara ao leitor.

Uma dica de ouro para quem quer começar a desenvolver sua própria linguagem textual em um blog é imaginar que se está conversando presencialmente com o público de interesse.

O tom que seria usado nessa conversa, seja mais brincalhão, seja sério, deve ser o mesmo da escrita que será publicada.

Importante salientar que, apesar de a internet ser um lugar que aceita diferentes tipos de linguagem, as regras de gramática da língua portuguesa devem ser levadas a sério.

O que é o release

Basicamente o release (ou press release) é um tipo textual muito utilizado pela imprensa ou por empresas que desejam atender à demanda do seu público por qualquer tipo de informação referente ao segmento relacionado à empresa.

Essa ferramenta possui uma estrutura específica e uma linguagem mais formal, própria de leitura jornalística e, por isso, não costuma ser indicada para divulgação ao público geral.

Uma das maiores vantagens do release é que se trata de uma forma de a empresa publicar um texto na íntegra em veículos de pequeno e médio porte, aumentado a relevância de sua página e produção.

Em suma, o objetivo do release é disseminar a informação em larga escala, principalmente por meio de veículos de comunicação, como e-mail e divulgador de notícias, para que um determinado público esteja ciente do posicionamento sobre um determinado assunto, ou para efeitos de divulgação de novos produtos, serviços ou eventos.  

 

  • A estrutura de um release

 

Para produzir um bom release, é preciso criar um texto com uma linguagem mais formal e que seja informativo, ou seja, que garante ao leitor todas as informações as quais ele procura.

É preciso que a essência do assunto esteja bem estampada nas linhas, desde o primeiro parágrafo até a conclusão.

Logo, no começo do texto, é preciso responder perguntas clássicas muito utilizadas no jornalismo, tais como: sobre o que se trata?, quem está envolvido?, quando aconteceu (ou ocorrerá)?, onde?, como? e por quê?.

Uso de SEO em blogs e releases

SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization) pode ser traduzido como a otimização de sites e páginas para motores de busca.

Nesse sentido, é de extrema importância empregar técnicas de SEO tanto em blogs quanto em releases, com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento da página no ranking de mecanismos de busca.

Promova blogs e releases na internet por meio de divulgador de notícias

O Universo de Negócios é uma plataforma que funciona como um divulgador de notícias e outros conteúdos dos mais variados segmentos, com o objetivo de manter o público sempre muito bem informado.

Navegue pelo site para conhecer o Universo de Negócios e seus serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *