Conheça as características dos Xbox Series X e S

Lançado em novembro de 2001, a linha de consoles Xbox foi idealizada pela Microsoft, sendo a primeira incursão da gigante americana no mundo dos jogos eletrônicos. 

Mesmo com competidores de peso – como, por exemplo, o PlayStation 2 da Sony, o Dreamcast da Sega e o GameCube da Nintendo –, o Xbox conseguiu ótimos números de vendas, chegando a 24 milhões de unidades comercializadas em apenas cinco anos após seu lançamento. 

Ainda em 2005, a empresa lançou seu esperado sucessor, o Xbox 360, que tinha como principal característica a integração entre os usuários da plataforma Xbox Live, permitindo a interação on-line e o uso como plataforma multimídia. 

Doze anos depois de sua estreia no mercado, em novembro de 2013, o Xbox One foi lançado, compondo a oitava geração de consoles. Com especificações poderosas para a época, a Microsoft novamente se estabeleceu como uma rival de respeito frente aos gigantes da Sony e Nintendo. 

Por isso, em 2019, quando os novos Xbox Series foram anunciados, todos os olhos se voltaram para a marca. Ao longo deste artigo, falamos em detalhes sobre as diferenças e semelhanças entre os dois modelos. 

Lançamento dos Xbox Series X e S

Segundo a Microsoft, o Xbox Series X e o Series S serão lançados globalmente no dia 10 de novembro de 2020. Eles poderão ser adquiridos em todas as principais lojas virtuais e físicas brasileiras – e algumas delas já os têm disponíveis para pré-venda. 

Preço dos Xbox Series X e S

Ambos os modelos têm propostas diferentes quanto à performance e usabilidade, o que impacta diretamente na faixa de preço praticada na comercialização desses produtos no Brasil.

Enquanto o Xbox Series X tem o preço sugerido de R$ 4.999 – bastante parecido com a versão mais completa do novo PlayStation –, o Xbox Series S será comercializado na faixa de R$ 2.999 – rivalizando com o Nintendo Switch. 

Ainda assim, a versão mais barata do novo Xbox será bem mais em conta do que a versão econômica do PlayStation 5, o que pode colocá-lo em vantagem no número de vendas. 

Leia também: Conheça as 10 maiores empresas de games do mundo 

Design dos Xbox Series X e S

Apesar de fazerem parte do mesmo lançamento e serem versões do mesmo modelo, os Xbox Series X e S apresentam diferenças muito significativas em sua construção visual – a começar pela escolha de cores, tamanho e formato. 

O Xbox Series S é bem menor, sendo até 60% mais compacto que o X. O principal argumento da empresa para justificar seu tamanho está na portabilidade, afinal, o Series S é o mais compacto de todos os Xbox e poderá ser transportado com facilidade em bolsas e mochilas. 

O Series S ainda tem uma característica saída de ar completamente preta, que contrasta com o branco do console, dando um toque arrojado e nada óbvio ao design geral. 

Enquanto isso, o Xbox Series X segue a linha mais quadrada e escura, já característica dos consoles da Microsoft. Bem maior que a versão S, o X também conta com uma luz interna verde, que é revelada apenas com a observação aproximada do usuário, dando um detalhe de sofisticação ao console. Ambos os modelos podem ser utilizados na horizontal ou na vertical. 

Controle dos Xbox Series X e S

Os controles também passaram por uma repaginada e aprimorada, mas sem perder a identidade já conhecida e querida pelos usuários do Xbox. 

Seus cantos arredondados e a otimização da posição dos botões tornou o elemento ainda mais confortável para uso geral, acomodando desde as menores mãos até as maiores, o que reforça o aspecto familiar e inclusivo do Xbox. 

Os novos modelos apresentarão uma retrocompatibilidade com controles de consoles mais antigos, e vice-versa. Os controles dos Xbox Series também terão compatibilidade com PC e smartphones iOS ou Android. 

Na compra de um dos novos modelos, um controle sem fio está incluso – na cor branca para o Series S, e na cor preta para o Series X. 

Características dos Xbox Series X e S

Os Xbox Series X e S têm diferenças muito importantes, principalmente no que diz respeito ao desempenho e especificações técnicas – o que explica a diferença de valores.

Mesmo que seja menor e conte com especificações mais simples, o Series S não é um console com um desempenho piorado: ele é até quatro vezes mais poderoso que o console da geração anterior, o Xbox One. 

Com 512GB de armazenamento, o Series S é um console voltado para os conteúdos completamente digitais, já que também não conta com leitor de Blu-ray. Sua resolução máxima é de 1440p e, assim como o X, sua taxa de frames por segundo é de 120. 

Enquanto isso, o Series X conta com uma resolução de 1440p, rodando jogos e streaming em 4K sem dificuldades. Seu SSD também merece destaque, com 1TB disponíveis para armazenamento de jogos, aplicativos e mais. 

Ambos os consoles terão suporte para novas tecnologias empolgantes no que diz respeito ao desenvolvimento de jogos. Entre elas, pode-se destacar o ray tracing e o sombreamento variável.

De maneira geral, o Xbox Series S apresenta especificações bem satisfatórias e um preço que foi muito bem recebido pelo mercado brasileiro, sendo uma das promessas para essa nova geração de consoles. 

Fique por dentro das mais recentes notícias do mercado com o Universo de Negócios

Já se foi o tempo em que videogames eram coisas de criança. Hoje, esse é um mercado que movimenta milhões de reais todos os anos e só indica crescimento.

Estar atualizado sobre todas as suas movimentações, portanto, é uma decisão estratégica importante. Por isso, o Universo de Negócios sempre traz as mais recentes notícias sobre o mundo dos jogos eletrônicos – e, também, sobre muitos outros mercados –, além de oferecer uma plataforma para que as empresas possam publicar releases sem burocracia. 

Visite nosso site e entre em contato com nossa equipe para entender como publicar releases de maneira simples e rápida.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!