Segundo a empresa pública do estado Portos do Paraná, o primeiro semestre de 2020 registrou um aumento de 13% em movimentação de cargas nos portos do Paraná em relação ao mesmo período de 2019. Em outros números, a atividade portuária nos terminais de Paranaguá e Antonina contabilizou 28,1 milhões de toneladas em carregamento nos primeiros seis meses do ano.
Esses dados refletem a fase positiva do segmento no Brasil, que teve um crescimento de 10,5% no mês de junho de acordo com levantamento da AT&M Tecnologia, empresa de averbação de seguros de transporte de cargas. Em apenas 30 dias, foram movimentados mais de R$ 500 bilhões entre importações e exportações em todo o país.
Outro estado que apresentou considerável aumento de movimentação de cargas foi o Amapá, com alta de 33% entre os meses de janeiro e abril deste ano. Ao todo, entraram e saíram dos portos amapaenses mais de 500 mil toneladas de produtos no período.
Das 28 milhões de toneladas movimentadas nos portos paranaenses na primeira metade do ano, quase dois terços representam exportações, um aumento de 18% frente aos seis meses iniciais de 2019. Já as importações tiveram um crescimento de 4% em relação ao ano passado, com mais de nove milhões de toneladas entrando no país.
Com 9,2 milhões de toneladas carregadas, uma alta de 59%, a exportação de soja representou um terço do total de produtos movimentados no ano. Já o açúcar foi quem teve o maior aumento em um ano: 70%, com mais de 1,5 milhão de toneladas. Dentre os granéis líquidos exportados, o movimento de derivados de petróleo cresceu 64%, com mais de 360 mil toneladas, entre janeiro e junho. Os contêineres subiram 4%.
Dentre as importações, as maiores altas registradas foram de carga geral (12%), com mais de 2 milhões de toneladas, e fertilizantes (8%), com um total de 4,4 milhões de toneladas descarregadas nos portos paranaenses. Os contêineres tiveram 9% de crescimento no período.
Os bons resultados do setor de serviços de cargas contrastam com o momento instável da economia brasileira, decorrente da pandemia de covid-19. Para explicar os fatores que alavancaram o segmento, o diretor-presidente da Portos do Paraná destacou o clima favorável e os cuidados frente à crise sanitária.
Ele explica que o semestre foi excelente para a atividade portuária, principalmente com a alta do dólar, uma demanda considerável por grãos e o tempo seco, aspectos que favoreceram as exportações. O diretor-presidente ainda ressalta que os cuidados adotados para o combate ao novo coronavírus foram cruciais para garantir a produtores, trabalhadores e compradores a segurança do funcionamento do porto.
A indústria é transportada por todo o país por intermédio de caminhões, trens, barcos, navios e aviões, valendo-se dos serviços prestados por empresas de transporte, com a utilização de equipamentos, modais, entre outros. Para que isso ocorra de forma ágil e segura, é preciso pensar nas ferramentas necessárias para que toda a logística seja realizada com sucesso.
Um exemplo desse cuidado é a cinta de amarração de carga, um acessório que auxilia na movimentação e içamento de cargas, permitindo o transporte de materiais pesados e delicados de maneira mais eficiente. Com mais de 23 anos de experiência no mercado, a Polifitema é responsável por fabricar cintas de amarração e outros equipamentos de primeira linha, atendendo a clientes de diferentes portes e segmentos.
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