Chope e cerveja: quais são suas principais diferenças?

Chope e cerveja são paixões nacionais – e até mesmo internacionais –, sendo apreciados em diversas regiões do mundo. Aqui no Brasil, nós consumimos muito as duas bebidas, mas será que sabemos qual é a real diferença entre uma e outra? Bom, ela não é tão sutil como se imagina. Por isso, preparamos este artigo!

Veja tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre chope e cerveja e saiba de uma vez por todas por que as duas bebidas são tão semelhantes e tão diferentes ao mesmo tempo. 

Qual é a diferença entre chope e cerveja?

A diferença entre os nomes chope e cerveja só existe aqui no Brasil. Se você for para os Estados Unidos, por exemplo, só vai consumir a “beer”, se for para a Alemanha, vai consumir apenas a “bier”, e assim por diante, independentemente da forma que o produto for produzido. Continue a leitura e veja as principais diferenças atribuídas aqui no País!

Pasteurização

A pasteurização é um procedimento de esterilização realizado com a finalidade de aumentar a vida útil do produto. Isso significa que a cerveja que passar por esse processo é a engarrafada, que precisa dessa característica. Aqui está a maior diferença do chope e da cerveja, já que o chope não passa pela pasteurização e, por isso, pode ser considerado mais gostoso e fresco do que a cerveja.

Tempo de validade

O tempo de validade é um dos fatores que mais influenciam a disponibilização em estabelecimentos no País. Isso acontece porque a cerveja tem um tempo de validade que chega, geralmente, a até 12 meses quando está engarrafada ou enlatada. Já o chope tem uma validade menor, que vai até 4 ou 5 semanas, ou pouco mais de um mês. Esses períodos podem variar de acordo com o fabricante.

Sabor e textura

Em relação ao sabor e a textura, chope e cerveja diferem um pouco. A cerveja passa pelo processo de pasteurização, que modifica um pouco o sabor, bem como seu líquido e espuma são mais ralos por conta do método de extração. O chope, por outro lado, não passa pelo mesmo processo e, por isso, tem o gosto mais leve e a textura mais encorpada, tanto no líquido quanto na espuma.

Envasamento

O envasamento da cerveja é normalmente feito em garrafas ou em latas para que a bebida possa ser vendida em estabelecimentos como supermercados, restaurantes e bares. Já o chope tem um envasamento diferente, sendo colocado em barris que podem chegar a até 50 litros. Isso ocorre para que o chope possa passar por um processo de extração diferenciado e apresentar uma espuma mais bonita.

Teor alcoólico

O processo de pasteurização, que é basicamente a única coisa que muda na produção da cerveja em relação ao chope, não altera nenhuma questão relacionada à quantidade de álcool presente na bebida. Assim, tanto o chope quanto a cerveja têm o mesmo teor alcoólico. Dessa forma, consuma a bebida que você mais gosta com a mesma moderação.

Universo dos Negócios

O Universo dos Negócios presta serviços capazes de alavancar de forma exponencial diversos tipos de empreendimentos. O portal conta com redatores, jornalistas, revisores, entre outros profissionais, que podem avaliar e publicar releases e notícias. Esses materiais circulam pelo site do Universo dos Negócios e pelos sites parceiros, o que faz com que os produtos e serviços dos clientes da empresa sejam divulgados.

Conheça mais sobre o trabalho do site Universo dos Negócios para ficar por dentro de todos os serviços prestados pelo portal.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!