Conciliar carreira e maternidade é um desafio que muitas mulheres enfrentam ao voltar ao mercado de trabalho após a licença-maternidade.
Na sexta edição da Revista Universo de Negócios, Graziela Oliveira, Gerente Administrativa da Consultoria Digital, compartilha como a maternidade transformou sua vida e influenciou sua carreira.
Com a chegada de seu filho, Leonardo, Graziela experimentou uma jornada de autodescoberta que redefiniu sua rotina e prioridades.
Retornar ao trabalho após seis meses de licença foi um processo desafiador, mas também um momento de grande aprendizado.
Ela destaca que contar com uma rede de apoio confiável e o modelo remoto de trabalho foram muito importantes para equilibrar as demandas do trabalho e as responsabilidades da maternidade.
“Trabalhar de casa me permitiu continuar amamentando em livre demanda, criar um vínculo ainda mais forte com meu filho e acompanhar de perto seu desenvolvimento. O trabalho remoto foi um verdadeiro presente para a minha maternidade”, afirma Graziela.
Na entrevista, ela também reflete sobre o papel das empresas no acolhimento das mães e como políticas de flexibilidade e ambientes baseados em resultados podem fazer a diferença.
Além disso, Graziela compartilha conselhos valiosos para outras mães, como a importância do autocuidado, o valor de uma rede de apoio e a necessidade de não buscar a perfeição.
Quer saber mais sobre a história de Graziela e os desafios da volta ao trabalho após a maternidade? Baixe agora a sexta edição da Revista Universo de Negócios e descubra como é possível equilibrar carreira e maternidade com planejamento, apoio e resiliência.