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Vendas, na semana da Páscoa, tiveram crescimento de 3,1% em 2019

As vendas na semana da Páscoa de 2019, mais precisamente entre 15 e 21 de abril, registraram um crescimento de 3,1%. No final de semana, entre 19 a 21 de abril, o desempenho registrou o crescimento de 3,6%.  Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. A Páscoa é uma data de muita relevância para o mercado no Brasil.

A Páscoa está entre as primeiras datas comemorativas do ano e para o comércio pode servir como uma base para o desempenho das atividades comerciais de todo o ano. Mesmo com certo crescimento, neste ano, o resultado foi considerado “modesto”, ou seja, ainda não é algo comparável ao patamar de crescimento anterior à crise econômica. Entretanto, o crescimento modesto foi um sinal de recuperação gradual.

Expectativas

De acordo com o presidente do SPC Brasil, mesmo com a situação difícil da economia brasileira, as vendas na Páscoa poderiam levantar o varejo. A estimativa para o período da páscoa neste ano era que 113 milhões de consumidores brasileiros, aproximadamente, comprassem chocolates. Esses dados mostram que, mesmo enfrentando uma crise econômica, os hábitos de consumo estão sendo mantidos.

A pesquisa realizada em todas as capitais do País pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil), mostraram que 7 a cada 10 brasileiros afirmaram que fariam compras no período de Páscoa. O produto mais procurado nesta data são os ovos de chocolate, porém, alguns consumidores não manteram essa tradição.

Preferências e interesses

A pesquisa do Google apontou que o consumidor brasileiro está procurando o melhor custo-benefício para suas compras na Páscoa. Segundo os dados do Google, as buscas por chocolates baratos e barras de chocolate aumentaram cerca de 49% e 44%, respectivamente. Por outro lado, neste mesmo período, as buscas por ovos de Páscoa aumentaram apenas 1%.

Os consumidores brasileiros também demonstraram interesse em outros itens, como, por exemplo, em cestas de Páscoa, colombas pascais e caixas de bombom, que também entraram nas principais buscas no mesmo período de análise.  A pesquisa do Google mostra que mesmo com intenção de gastar menos, por volta de 80% dos entrevistados compraram algum tipo de chocolate na Páscoa.

Geralmente, após o período de Páscoa, os ovos de chocolate passam por uma queda nos preços. O principal objetivo desse desconto é acabar com o estoque das lojas, visto que os ovos de chocolate não fazem tanto sucesso no restante do ano. Muitos consumidores aproveitam essas promoções.

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