Vendas de Final Fantasy XIV são suspensas porque o jogo está lotado

O MMORPG Final Fantasy XIV, também conhecido como Final Fantasy Online, existe desde 2010, porém o seu sucesso demorou um pouco, chegando aos 24 milhões de jogadores registrados em 2021.

No ano de 2015, 5 anos após o lançamento, o jogo atingiu a marca de 4 milhões de jogadores, número que pulou para 10 milhões de jogadores em 2017 após a expansão Stormblood ser lançada.

Em outubro de 2021, o Final Fantasy XIV se tornou o jogo mais rentável de toda a franquia Final Fantasy, que existe desde 1987, com o lançamento do Final Fantasy I – lançado para o console Nintendo NES.

É muito raro que a popularidade de um MMORPG atinja seu ápice 11 anos após seu lançamento, em geral esse tipo de jogo é aclamado enquanto é novidade e esquecido após um tempo. Porém a expectativa é de que o Final Fantasy XIV continue obtendo cada vez mais sucesso.

Após o lançamento da expansão Endwalker em dezembro de 2021, o jogo chegou a mais de 95 mil jogadores on-line simultaneamente, o que bateu o recorde anterior de longe, que girava em torno de 40 mil jogadores simultâneos.

Essa expansão foi muito aguardada pelos fãs, além de encerrar um marco importante na história do jogo. Com ela será introduzida ao jogo uma nova raça, que se chama Male Viera; uma nova cidade, chamada Old Sharlayan; novos locais; tribos; raids; ameaças e outras novidades.

O sucesso é tanto que, no dia 15 de dezembro, as vendas do título foram suspensas por tempo indeterminado em função do grande número de jogadores simultâneos, o que estava congestionando os servidores.

De acordo com a desenvolvedora do jogo, Square Enix, já faz algum tempo que os servidores não estão conseguindo dar conta da alta demanda. Por isso, os jogadores aguardavam em longas filas e liam diversas mensagens de erro enquanto esperavam para entrar no jogo.

Como forma de atenuar esses problemas, Naoki Yoshida, diretor do jogo, confirmou que as formas de aquisição do jogo foram suspensas em todas as versões que estavam disponíveis, incluindo a versão de testes gratuitos (Free Trial) e as versões vendidas no varejo. Apenas as vendas das expansões continuam disponíveis, visto que não trazem novos jogadores para a plataforma.

“Os jogadores atualmente enfrentam tempos de espera extremamente longos devido à densa concentração de horas de jogo, que excedem em muito nossa capacidade de servidor, especialmente durante as horas de pico, e por isso decidimos suspender temporariamente a venda e entrega de FINAL FANTASY XIV Starter Edition e Complete Edition” diz Yoshida em comunicado oficial.

Como forma de compensar os transtornos, a empresa dará prioridade para os assinantes na fila para ingressar no jogo e também adicionará 14 dias gratuitos para os assinantes do jogo completo, mesmo os que ainda estão desfrutando dos 30 dias de acesso gratuito que acompanham a compra da versão completa do jogo. Os jogadores da versão de testes só poderão acessar o jogo fora dos horários de pico.

Além do sucesso tremendo pelo qual o jogo está passando, a crise dos semicondutores que a indústria está enfrentando desde 2020, em função da pandemia da Covid-19, prejudicou a companhia de expandir a quantidade de servidores para comportar todos os novos jogadores e de encomendar equipamentos para ampliar os servidores que já existiam.

A empresa espera que a situação seja normalizada logo e que servidores dedicados sejam disponibilizados para algumas regiões, porém ainda não há qualquer prazo específico para isso. Um calendário detalhado com novas informações sobre o reinício das vendas do título deve sair em janeiro de 2022.

O diretor Naoki Yoshida também irá dirigir o novo jogo da franquia, o Final Fantasy XVI, que será lançado para PlayStation 5 possivelmente em abril de 2022. As expectativas dos fãs para esse novo título são grandes.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um portal de notícias para quem deseja enviar e divulgar conteúdo jornalístico na internet. Os textos são verificados, revisados e publicados. Conheça o conteúdo do portal e publique um release.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!