Turismo em Santa Catarina é considerado seguro na pandemia da Covid-19

Pesquisa realizada pela Santur mostra que 49% dos entrevistados não mudariam a escolha do destino, reforçando a segurança sanitária catarinense

O relatório “Intenção de viagens a Santa Catarina – um relatório no contexto da pandemia da Covid-19”, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e publicado em outubro de 2020, mostra que Santa Catarina é um local seguro para viagens durante a pandemia da Covid-19.

O relatório apresenta, entre outros pontos, o comportamento dos turistas, durante o contexto pandêmico, que possuem intenção de viajar para (ou por) Santa Catarina. Além disso, ainda mostra como está sendo realizado o planejamento desses turistas, apresenta a tendência do turismo na região e reforça os cuidados necessários para o combate à pandemia da Covid-19.

É importante ressaltar que o turismo em Santa Catarina, segundo o próprio relatório, desenvolve o estado. O texto surge com a finalidade de proporcionar um turismo com mais qualidade, dadas as circunstâncias atuais. A pesquisa foi realizada por um questionário on-line, disponível entre os dias 24 de agosto e 07 de setembro de 2020, contando com 1.460 participantes ao todo, de 20 estados do Brasil, do Distrito Federal e de nove outros países.

Informações importantes sobre o turismo em Santa Catarina de acordo com o relatório

O relatório da Santur ainda traz outras informações sobre o turismo em Santa Catarina. Ele mostra que, para 90% do público pesquisado, o estado será um destino em próximas viagens. Além disso, em relação à origem dos turistas, 95% moram em território nacional e 78% são do próprio estado catarinense. 

No documento, ainda são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com os turistas sobre a segurança sanitária percebida por eles ao viajarem para Santa Catarina. Em uma escala de 0 a 5, em que 5 é totalmente seguro, as notas mais escolhidas foram 4, com 29%, e 3, com 28%. A nota 5 obteve um total de 23%.

O relatório mostra que o estado de Santa Catarina conseguiu, há pouco tempo, o selo Safe Travels, alegando que as ações tomadas pelo estado estão em consonância com os protocolos sanitários globais. Com o selo, Santa Catarina passa a fazer parte da lista de destinos que possuem a distinção concedida pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council, em inglês), que se embasa em protocolos sanitários internacionais.

Destinos mais procurados em Santa Catarina 

De acordo com o relatório, entre os destinos mais procurados para o turismo em Santa Catarina, estão as regiões turísticas da Grande Florianópolis, com 22,42%; Serra Catarinense, com 19,43%; e Costa Verde & Mar, com 18,55%.Outros destinos bastante citados são as regiões Encantos do Sul, com 12,49%, e o Vale Europeu, com 9,31%. No Vale Europeu, por exemplo, está localizada a cidade de Pomerode, considerada a mais alemã do Brasil. Essas cidades menores, como Pomerode, concentram locais turísticos e atrações diferenciadas, como um parque de dinossauros, destino presente no roteiro de diversas famílias.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!