Mercado de produtos e serviços para animais de estimação foi o segundo que mais evoluiu no comércio eletrônico nos últimos 12 meses.
Nem mesmo a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 foi capaz de frear o crescimento do setor pet no Brasil. Em um ano, de fevereiro de 2020 a 2021, o mercado de produtos e serviços para animais de estimação registrou o segundo maior aumento no comércio eletrônico nacional. Os dados são do relatório “E-Commerce no Brasil”, da Conversion, que analisou o tráfego dos 200 maiores sites do país em 15 categorias.
Segundo o estudo, o segmento de Farmácia & Saúde liderou o ranking dos últimos 12 meses com um salto de 85,70%. Em seguida, vieram as categorias Pet (78,29%), Comidas & Bebidas (53,37%), Casa & Móveis (51,89%) e Importados (51,43%). Juntos, os cinco primeiros colocados da lista somaram 14% do total de 1,49 bilhão de acessos, somente, em fevereiro de 2021.
No setor pet, notou-se que quase 95% do mercado de produtos para animais está concentrado em apenas três empresas: Petz, Cobasi e Petlove. Durante o segundo mês do ano, a Petz deteve quase metade (49,8%) do share of search, ou seja, a parcela de busca orgânica de uma marca. No mesmo período analisado, apenas 18,9% dos acessos foram gerados por meio de mídias pagas. No total de um ano, a empresa atingiu mais de 130% de crescimento.
Por que o setor pet cresceu tanto durante a pandemia?
Considerado, hoje, o terceiro maior mercado do mundo, o segmento de produtos e serviços para animais de estimação se sobressaiu mesmo diante da retração de cerca de 4% da economia brasileira. Enquanto outros setores tiveram grandes perdas, a categoria conseguiu todo esse destaque por alguns motivos.
Profissionalização e inovação
Se, por um lado, a medicina veterinária vem evoluindo constantemente com profissionais cada vez mais preparados e equipamentos mais modernos, otimizando o processo de atendimento, é fundamental destacar também o papel da indústria. Hoje, com toda a tecnologia disponível, produtos, serviços e soluções revolucionárias vêm transformando todo o setor pet e ganhando espaço no comércio, seja físico ou eletrônico.
Novo comportamento do consumidor
Dentro do contexto da pandemia, é primordial analisar as mudanças de hábitos das pessoas no que diz respeito aos modelos de consumo e à relação com os animais de estimação. O distanciamento social, que surgiu como medida primordial no combate à Covid-19, acelerou o processo de digitalização de muitas empresas, e pesquisas já indicam que a modalidade de compras on-line veio para ficar, mesmo após o fim ou amenização da crise sanitária.
Além disso, é importante destacar como os cuidados com os pets passaram a se tornar uma das principais prioridades na vida dos tutores, cada vez mais exigentes na hora de adquirir um produto ou serviço para o seu animal. Isso obrigou todo o mercado a entender as principais demandas e necessidades dos consumidores, trazendo soluções e melhorias para atendê-los.
Esse maior zelo também é refletido na preocupação com a saúde dos animais. Um dos serviços mais utilizados, a consulta veterinária deve fazer parte da rotina de quem possui pets, a fim de se obter uma avaliação periódica e garantir o bem-estar dos bichos. Para casos de urgência, deve-se optar por um hospital veterinário 24 horas que esteja preparado com profissionais e equipamentos de alto nível para atender a todos os tipos de emergência.