O mês de junho é marcado com muitas flores, chocolates, jantares românticos e viagens. Tudo isso em comemoração ao Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 desse mês. Mas saiba que não são só os apaixonados que comemoram essa data. As comemorações também são por parte dos varejistas e, principalmente, dos e-commerces. Só nesse período em 2018, as lojas virtuais chegaram a faturar R$ 1,77 bilhões, com crescimento de 4% comparado ao ano de 2017.
Uma pesquisa foi realizada pela Social Miner juntamente com a Opinion Box com o objetivo de preparar o mercado para a demanda desse período. A resposta obtida revelou que 51,2% das pessoas que responderam a pesquisa pretendem comprar presentes para a data, e 16,7% ainda não se decidiram sobre ir às compras.
As preferências para essa data
Das pessoas que buscam por presentes para essa data, 40,3% estão atrás de ofertas, 36,5% dos consumidores ainda não iniciaram as buscas, estão deixando para 15 dias antes do evento, e 20,8% pretendem buscar uma semana antes.
Os sites com maior número de pesquisas sobre o assunto é o Google e o Bing, representando 70% dos consumidores que participaram da pesquisa. As redes sociais também entraram na pesquisa pelos comparadores de preço, assim como a pesquisa direto nos e-commerces, correspondendo a 55,1%, 53,5% e 51,4% dos consumidores, nessa ordem. A soma chega a ultrapassar os 100%, levando em consideração que o público consegue optar por mais de um canal de pesquisa.
A pesquisa também apresentou as categorias de produtos mais procuradas para o Dia dos Namorados, sendo elas Moda e Acessórios (50%), Chocolates (36,8%), Beleza e Saúde (30,5%). A soma também ultrapassou os 100%, devido à chance que o consumidor tem de optar por mais de um único segmento.
O planejamento dos consumidores para o Dia dos Namorados
O estudo também mostrou numericamente como está o planejamento dos consumidores para o evento. Dos que responderam ao estudo, 69,7% planejaram comprar um presente, 36,2% pretendem investir entre R$ 50 a R$ 100, e os outros 24,3%, de R$ 100 até R$ 500.
As formas de pagamento correspondem a 53,2% em dinheiro, e o cartão de crédito foi a escolha de 48,1% dos consumidores. Do total de pessoas que farão a compra no cartão de crédito, 63,5% delas relataram que pretendem parcelar as compras e 30,1% devem parcelar o valor em 3 vezes.
Expectativa para compras online
O Google também realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores perante o Dia dos Namorados. Mostrando que 34% dos entrevistados pela pesquisa pretendem comprar pela internet, entre as pessoas casadas a interação chega a 37%.
A diferença entre as porcentagens dos casados e namorados está no que motiva a compra pela internet. Os casados tendem a levar em consideração a experiência do site, já os namorados estão à procura de boas condições comerciais.
Fatores que chamam a atenção para as compras nos e-commerces são o frete grátis e o prazo de entrega, assim como facilidade para trocas, proporcionando maior flexibilidade para o consumidor.
Esse momento também é uma oportunidade de fidelizar os consumidores, pois, de acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas não sabia se compraria nas mesmas lojas que nos anos anteriores (60%), e apenas 14,3% se mostraram interessados em comprar as mesmas marcas e nos estabelecimentos que já haviam comprado antes.
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