Segundo dados, movimentação de carga no Porto de São Francisco aumentou 25%

Um dos principais terminais em desempenho do país, o porto catarinense, apresentou aumento significativo no número de mercadorias carregadas e descarregadas em novembro de 2021

O mês de novembro de 2021 apresentou um importante crescimento na movimentação de carga no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Somando os volumes de importações e exportações, foram transportadas 902 mil toneladas de produtos no 11º mês do ano, número 25% superior às 722 mil toneladas registradas no mesmo período de 2020, segundo dados da autoridade portuária.

Do valor total apresentado em novembro desse ano, 551 mil toneladas foram referentes a importações, representando 61% das mercadorias carregadas e descarregadas ao longo do mês. Dentre as mercadorias recebidas no porto, 310 mil toneladas foram somente de produtos siderúrgicos, como barras e bobinas de aço, 188 mil toneladas de fertilizantes. Já das 351 mil toneladas que deixaram o terminal, foram 175 mil de toneladas de soja, 58 mil toneladas de milho e 25 mil de madeiras e celulose.

De acordo com o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, a demanda de transporte marítimo cresceu expressivamente em todo o Brasil ao longo de 2021. Ainda segundo Vieira, a competitividade do terminal catarinense foi impulsionada por planejamentos e investimentos em infraestrutura, o que gerou mais fluidez nas operações. Todo esse processo de movimentação de carga só é possível em razão da utilização de materiais modernos, como cintas de amarração, que permitem a locomoção de carregamentos pesados com mais segurança.

Números do Porto de São Francisco

Maior complexo portuário em movimentação de carga do estado de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul é o terceiro melhor terminal em desempenho do país, ocupando a quarta posição do ranking ambiental do Brasil e o sétimo lugar em transporte geral de carga a nível nacional. Enquanto a média de crescimento dos portos brasileiros foi de 19% entre 2020 e 2021, capacidade do porto catarinense aumentou em 77%, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Portos de Itajaí e Navegantes tiveram crescimento de 6% em outubro

A tendência de crescimento na movimentação de carga foi seguida, também, por outros dois portos de Santa Catarina. Em outubro de 2021, o complexo portuário de Itajaí e Navegantes registrou um aumento de 6% no volume de produtos transportados, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto o terminal de Itajaí recebeu e encaminhou pouco mais de 1,5 milhão de toneladas de mercadorias, o Portonave (Navegantes) carregou e descarregou 1 milhão, no décimo mês do ano.

Considerando o valor total de movimentação de carga em Itajaí e Navegantes, 56% foram de exportações e 44% de importações. Dentre os principais produtos carregados, o destaque é de madeiras e derivados (67%), seguidos de frango congelado (15%), carnes bovina e suína (5,3%), mecânicos e eletrônicos (71,4%) e fumo (123,5%). Já as mercadorias mais significativas desembarcadas foram mecânicos e eletrônicos (85,2%), produtos químicos (24,7%), têxteis diversos (37,5%), alimentos em geral (16,1%) e plásticos e borrachas (56,2%).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR