Segundo pesquisas, o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data comemorativa para o comércio. O economista da Fecomercio notou um aumento na intenção de compras, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Neste ano, 45% dos consumidores alegaram que pretendiam gastar mais do que gastaram no ano passado com o presente do Dia das Mães, de acordo com a pesquisa do Google Survey.
Na época do Dia das Mães, comemorado no dia 12 de maio, tanto o comércio quanto o e-commerce sentiram o aumento das vendas. Com isso, 2019 está mostrando que será tão bom quanto 2018, que representou, nos últimos cinco anos, o melhor desempenho durante o período no varejo. A data pode trazer muitas vendas e oportunidades para o comércio geral, além disso, a chamada e a comunicação das empresas será um fator decisivo para o sucesso.
Segundo dados da Ebit/Nielsen, os e-commerces faturaram R$2,2 bilhões no Dia das Mães em 2019, sendo um crescimento de 5% em comparação ao mesmo período de 2018. Dados da Social Miner apontam que 21,84% dos e-commerces venderam produtos de beleza e saúde, 16,85% das compras foram para hotéis e viagens e 15,12% relacionados à moda.
Preparação para as vendas de sites e-commerce
Para receber esse público e promover as vendas em dadas comemorativas, como é o caso do Dia das Mães, é importante trabalhar técnicas para se destacar das demais lojas e produtos. Para isso, a estratégia e o marketing são essenciais, e uma consultoria de marketing digital pode ajudar e fazer toda a diferença para um e-commerce. A pesquisa feita pelo Google mostrou que as principais buscas são por perfumes, cosméticos, chocolates, roupas, sapatos e acessórios. Baseado nisso, colocar em destaque esses produtos, impulsiona as vendas, pois o consumidor irá encontrar facilmente aquilo que está buscando.
Criatividade
Procure inovar e fugir do padrão. A pesquisa do Google Survey revelou que 36% das mães não se sentem representadas pelo personagem da “mãe perfeita’’ tão comum nessa data, como super-heroínas. Usar a maternidade real, com todas suas dificuldades, pode criar uma aproximação orgânica com o consumidor.
Opções e versatilidade
Outra estratégia boa para e-commerces é ter disponíveis variedades de produtos e serviços, quanto mais opções tiver melhor e maior serão as vendas. Segundo os dados do Google Survey, metade dos consumidores revelaram que compraram o presente do Dia das Mães na última hora. Com isso, ter opções de entrega, como, por exemplo, comprar online e retirar na loja, pode ser uma grande vantagem. Essa estratégia chegou com muita força em 2019, segundo a analista de marketing na HostGator Brasil.
Projeção de gastos
O levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 78% dos consumidores (aproximadamente 122,1 milhões de pessoas) pretendiam fazer ao menos uma compra no dia das mães. Em 2018, o percentual era de 74%. Em média, o valor de gastos foi estimado em R$ 198,79. No ano passado, a média ficou em R$ 152,98.
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