Qual a relação entre tecnologia e doenças?

A tecnologia e a ciência são importantes na diminuição da mortalidade em decorrência de doenças e no aumento da longevidade de seres humanos.

Algumas doenças, como pneumonia, tuberculose e a própria diarreia, no passado, eram causadoras da morte de muitas pessoas.

A penicilina influenciou a redução de doenças infecciosas, sendo um exemplo de relação essencial entre tecnologia e doenças. 

A relação entre tecnologia e doenças

A relação entre tecnologia e doenças oferece esperanças a muitos pacientes, principalmente àqueles que possuem alguma enfermidade mais grave. 

A tecnologia proporciona atendimentos mais rápidos, um melhor retorno financeiro, praticidade e confiabilidade no diagnóstico e tratamento de doenças.

Com equipamentos de alta qualidade, é possível ter respostas eficazes e que ofereçam tratamentos mais adequados e alinhados, além da possibilidade de os profissionais da área poderem investir em pesquisas mais profundas, com base nos novos aparatos digitais e tecnológicos. 

Quais são os principais avanços da tecnologia aplicada à saúde?

O impacto da tecnologia na área da saúde é extremamente positivo.

Os benefícios são diversos e contemplam muitos setores, tanto do ponto de vista do paciente, dos profissionais quanto dos gestores de hospitais e clínicas de tratamentos.

Elencamos os principais avanços tecnológicos aplicados à saúde para você conhecer.

Continue a leitura e confira!

Telemedicina

A telemedicina possibilita a prevenção, o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças por profissionais da saúde, à distância.

A medida foi uma das estratégias que surgiram durante a pandemia da Covid-19, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. 

A prática emprega ferramentas tecnológicas para que seja oferecida uma assistência de qualidade aos pacientes e haja uma ruptura geográfica entre paciente e profissionais.

Outro benefício são os processos mais rápidos e a diminuição de custos.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) envia informações para profissionais ou bases de dados, sendo essencial para alinhar a assistência, considerando o dia a dia dos pacientes.

Por esse recurso, portanto, é possível analisar não apenas o momento da consulta, mas também todo o cotidiano de quem está sendo atendido. 

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico permite que os dados clínicos gerais dos pacientes fiquem guardados em uma base única de dados, permitindo que possam ser acessados de qualquer lugar e hora.

Isso faz com que haja uma integração entre os profissionais da equipe.

Outro benefício é que os dados sobre tratamentos, resultados de exames, histórico de saúde do paciente e demais informações sejam atualizadas em tempo real, tornando o trabalho mais fácil. 

Como a tecnologia pode ajudar na saúde de pacientes?

Mas, afinal, com tantos avanços, como a tecnologia pode, de fato, ajudar na saúde dos pacientes?

Além dos benefícios já mencionados até aqui, separamos mais alguns para você conhecer com profundidade como a relação entre tecnologia e doenças pode se estreitar ainda mais.

Procedimentos mais humanizados e menos invasivos

As ferramentas tecnológicas permitem procedimentos mais humanizados, podendo ser realizados de maneira mais sutil e menos invasiva.

Dessa forma, alguns procedimentos mais agressivos e dolorosos caem no desuso, evitando possíveis desconfortos e privilegiando ações mais sensíveis e ágeis. 

Diagnósticos rápidos e conclusivos

Equipamentos que utilizam tecnologia de ponta oferecem diagnósticos mais precisos e mais rápidos.

Com isso, é possível seguir logo para as outras etapas do tratamento. 

Prevenção de doenças

As tecnologias atuais possibilitam tratamentos preventivos, facilitando o processo de cura e a diminuição de sintomas.

Isso porque é possível prever as reações dos pacientes.

Além disso, também é possível monitorar crises e evitar agravamentos, evitando o desgaste dos pacientes e aumentando a qualidade de vida. 

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias em que são publicadas notícias dos mais diversos segmentos do mercado. Navegue pelo portal, fique por dentro de mais informações e publique também o seu conteúdo!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!