Segundo o Content Marketing Institute, em média, os profissionais de marketing colocam 28% de seus orçamentos em marketing de conteúdo, enquanto um relatório divulgado pelo Hubspot mostrou que cerca de 53% dos profissionais veem a criação de conteúdo para blogs como sua principal prioridade para o desenvolvimento das empresas.
De maneira geral, o principal item indicado é o investimento em marketing de conteúdo. Esse tipo de atividade tem o objetivo de educar o público com um conteúdo de qualidade nos mais diversos formatos, como texto, vídeo e áudio.
Neste contexto, confira abaixo mais informações sobre o assunto:
Blogs
A criação de um blog pode turbinar o tráfego para o site da empresa que deseja incrementar suas vendas. Contudo, especialistas indicam que é necessário investir tanto em qualidade como em quantidade, isso porque uma recente pesquisa comprova que companhias que publicam ao menos 16 posts por mês contam com 3,5 vezes mais tráfego do que as que publicam, no máximo, quatro tipos de conteúdo.
Além disso, o alto número de posts também pode gerar quase cinco vezes mais leads do que aqueles que produzem quatro ou menos materiais para serem postados no blog.
Por fim, é essencial ressaltar que, para atrair o público, o profissional de marketing de conteúdo deve criar pautas interessantes e, de fato, relevantes para o público em questão. Fora dessa premissa, as chances de sucesso na geração de leads podem diminuir. Veja mais dados sobre isso no próximo tópico.
Conteúdo
Seja em texto, vídeo ou áudio, o fato é que o conteúdo deve ser sempre realizado a partir de uma perspectiva prática e educativa. De acordo com um relatório internacional da Retailing Today, 81% dos consumidores realizam algum tipo de pesquisa online antes de realizar uma compra significativa.
Nesse momento, o foco das empresas tem que ser o de investir em materiais relevantes para que alcancem as primeiras posições no Google, o maior buscador da internet.
Outra recente pesquisa da empresa de pesquisa Ascend2 afirma que 72% dos profissionais de marketing apontam a produção de conteúdo relevante como a ferramenta mais efetiva para que o site apareça em destaque na busca.
Novas formas de conteúdo
Dessa forma, usar a criatividade para produzir materiais diferenciados também está na lista de prioridades dos profissionais de marketing. E, apesar do texto ser um grande aliado, cada vez mais pode ser encontrado no mercado tendências direcionadas ao vídeo e também à arte gráfica.
Um estudo apontou que metade dos usuários de internet procura por vídeos antes de adquirir um produto. Sendo assim, as rendas das empresas apresentam uma capacidade que pode crescer quase 50% mais rápido do que as que não investem em nenhum tipo de conteúdo diferenciado.
Além disso, ainda é possível criar diversos tipos de materiais diferenciados, como, por exemplo, imagens interativas e textos combinados com áudio e fotos.
Portanto, para buscar inspiração e também observar as principais tendências de consumo no Brasil e no exterior, o profissional de marketing e o empresário devem ficar de olho em notícias e em estudos relevantes.
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