Em 2018, as empresas que desejam aumentar suas vendas, fidelizar clientes e fortalecer sua marca devem estar atentas ao setor de marketing de conteúdo. A cada ano, esta atividade tem se mostrado cada vez mais eficaz, tornando-se até mesmo indispensável. Confira abaixo algumas dicas sobre as principais tendências para este ano:
Conteúdo de qualidade
Apesar de parecer óbvio, muitas empresas esquecem de levar este conceito a sério. De fato, um dos objetivos do marketing de conteúdo é educar e entreter com informações relevantes. E, para que isso seja produzido, a companhia deve estar disposta a realizar investimentos tanto em equipe de colaboradores quanto em maneiras diferenciadas de produzir conteúdo.
O primeiro passo consiste em conhecer o público que deve ser alcançado, tanto em questão de prospects quanto aqueles que já consumiram os produtos da empresa.
Neste contexto, vale ainda ressaltar que o mais indicado é sempre pensar em um conteúdo envolvente, que navegue entre formatos como e-books, webinars e blogs. Dependendo do que foi produzido no ano anterior, vale retomar aquilo que mais envolveu os consumidores e mostrou ser vantajoso à empresa.
Poste conteúdo nas redes sociais
Especialistas indicam que o ideal não é trabalhar apenas com posts que levam a um site ou blog. De fato, usuários de redes sociais como o Facebook e o Twitter não querem tantos links, mas algum tipo de conteúdo que não os levem para outras plataformas.
Um bom exemplo é postar webinars e vídeos diretamente nas redes sociais, bem como gráficos e pequenas entrevistas em que os usuários possam conferir na íntegra e interagir com o conteúdo.
No caso do Instagram – que se destaca como uma das principais redes do momento – vale a pena investir em materiais exclusivos na ferramenta stories, bem como fotos de qualidade que comuniquem os valores da empresa no feed de notícias.
Trabalhe em novas formas de conteúdo
Apesar de texto ser a primeira ferramenta do marketing de conteúdo, cada vez mais pode ser encontrado no mercado tendências direcionadas ao vídeo e também à arte gráfica.
Um recente estudo de mercado realizada pela Content Marketing Institute’s, empresa de marketing americana, demonstrou que 79% dos profissionais de marketing planejam aumentar o uso de conteúdo interativo nos próximos 12 meses.
Conteúdo diferenciado
Neste contexto, ainda é possível criar diversos tipos de materiais diferenciados, como, por exemplo, imagens interativas e textos combinados com áudio e fotos.
Outro tipo de ferramenta interessante é o webinar, um conteúdo ao vivo que pode incluir atividades como perguntas e respostas, bem como sorteio de produtos, enquetes e interações nos comentários.
Portanto, para buscar inspiração e também observar as principais tendências de consumo no Brasil e no exterior, o empresário juntamente com o profissional de marketing devem ficar de olho em notícias e estudos relevantes.
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